Como a crise causada pelo COVID-19 pode alterar o modelo de precificação do varejo?

Avaliação:

(0 Avaliações)

Quantiz -

A crise que estamos vivendo afeta a percepção de valor dos consumidores na medida que perdem renda.  Para esse grupo de clientes, preço acaba se tornando um fator ainda mais importante, pois precisam fazer o dinheiro durar mais. E nesse cenário, consumidores mais sensíveis à preços tendem a fazer escolhas que em outro momento talvez não fizessem, trocando de marca de produtos mais caros para itens mais baratos, ou deixando lojas com mais serviço agregado para outras que não ofereçam tanto serviço, mas tenham preços mais baixos. Além disso, consumidores estão querendo evitar aglomerações e procuram conveniência ajudando o pequeno varejo de bairro nesse momento. O atacarejo que vinha tendo crescimento importante sofre alguma queda em função da perda da receita dos transformadores, mas segue como uma opção interessante ao poder ofertar preços menores atraindo inclusive consumidores de classes mais altas que possam estar com restrição de orçamento momentânea. Sem falar no e-commerce que acelera também nesse setor e as empresas que ainda não estão atuando online precisam pensar em como fazer isso e de forma estruturada.

Entretanto, como sempre, crises são passageiras e esperamos voltar em breve a uma normalidade de mercado, com crescimento sustentável da economia e consequentemente renda dos consumidores o que deverá equilibrar novamente o jogo.  Além disso, mesmo com a crise, ainda existe uma camada de consumidores que não abre mão de qualidade e serviços. Então o varejista que souber explorar esse mercado, certamente poderá trabalhar com margens saudáveis em produtos orientados a esse perfil de cliente.  

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade

ENQUETE


Resultado parcial

Pensando na precificação de suas lojas, seu supermercado possui um sistema que permite otimização de todos os preços por loja?

  • Não, mas temos planos para utilizar em breve 100% 2 votos
  • Sim, tem auxiliado o processo e trazendo resultados 0% 0 votos
  • Sim, mas não conseguimos obter os resultados esperados 0% 0 votos
  • Não e não temos necessidade de sofisticar a precificação 0% 0 votos