Em evento realizado na capital paulista, 167 varejistas de todo o País discutiram o futuro dos negócios com dez fornecedores
Caminhos e soluções efetivas para garantir o crescimento da produtividade e o futuro das empresas do varejo alimentar foram amplamente debatidos no 2º
Fórum Nacional de Integração Varejo & Indústria
, realizado por SA Varejo nos dias 12 e 13 de março, na capital paulista. Os varejistas presentes discutiram sobre como desenvolver os principais pilares para o crescimento até 2025: PCL (Pessoas, Cultura e Liderança), processos, operação de lojas, recursos financeiros e tecnologia. Também debateram estratégias para vender mais e recuperar margens com os 10 fornecedores que estiveram presentes, além dos apoiadores
Cresce Vendas
,
Engegrid
,
Izio
e
MegaMidia
.
Sergio Alvim, CEO de SA Varejo:
“Com as transformações que estão acontecendo
e as que ainda estão por vir, a única certeza
que se tem é a de que não podemos ficar parados.
É preciso trilhar novos caminhos para novos lugares”
Ӄ realmente muito importante
discutirmos esse novo
momento de modernização
pelo qual passa o setor.
Investimentos em tecnologia
e em recursos humanos
são cada vez mais essenciais,
como foi discutido aqui”
ANDREIA LOPES
DA SILVA
Diretora do Barbosa
Supermercados (SP)
O evento reuniu 167 varejistas de todo o País. Suas empresas registram faturamento anual de mais de R$ 82 bilhões
Thulio Fernandes Martins
(1º à esq., foto),
vice-presidente comercial
do ABC (MG) e Valdemar
Martins do Amaral,
presidente, atentos ao
conteúdo das palestras.
Adilson
Corrêa, diretor comercial
do Muffato (PR), marcou
sua presença no evento
Euler Nejm, diretor-presidente do Super Nosso,
troca impressões com Sergio Alvim
Ronosalto Neves (1º à esq.), diretor-presidente
do Mart Minas (MG), Sergio Alvim e Gustavo Ramos,
diretor adjunto de supermercados da Coop (SP)
“Na rede Unno,
temos supermercados
com altos índices
de crescimento,
e o Fórum contribui
para nos mantermos
atualizados e
seguirmos avançando”
GENIVAL BESERRA
Presidente
da Rede Unno (RJ)
Prestigiaram o Fórum: Osni Giassi, diretor comercial
do Giassi (SC), e Isabelle Giassi, sucessora
10
Incremento da margem
“Temos soluções para cada etapa da vida do consumidor: desde o nascimento até mais de 60 anos.” Foi assim que Luis Molina, diretor de trade e vendas da
Danone Nutricia
, iniciou sua participação no Fórum de Integração de SA Varejo. Segundo a companhia, existe grande potencial para desenvolver, em parceria com o varejo regional, os compostos lácteos, complementos e suplementos alimentares, uma vez que não existe restrição à divulgação, como acontece com as fórmulas infantis, cuja compra é influenciada pela indicação médica.
“É importante destacar que, ao migrar o consumidor
do leite de vaca para o composto lácteo, consegue-se
aumentar a margem média em 5 pontos percentuais.
Por isso, a fim de desenvolver nossas categorias,
criamos uma área de GC e uma de criação digital”
LUIS MOLINA
Diretor de trade e vendas da Danone Nutricia
Julio Lohn, diretor comercial da catarinense Mundial Mix,
dona da marca Imperatriz (centro), e Fabricio Scheimann,
gerente comercial da rede (à dir.), conversam com Luis Molina
sobre como desenvolver a categoria de nutrição
João Claudio Andrade Nunes, sócio-diretor
da Redemix (BA), comentou sobre a
experiência da rede com a categoria e sobre
a importância de garantir boas margens
10
Eficiência e lucro
Crescer a partir de um sortimento de maior valor agregado foi uma das discussões da
Seara
com os varejistas presentes no Fórum de Integração. Entre as apostas da empresa, estão a linha gourmet e a de porcionados, cujas vendas estão em ascensão. A indústria também abordou como ganhar eficiência e aumentar vendas combatendo a falta de produtos no varejo.
“Queremos buscar maior produtividade e aumentar
as margens em parceria com o varejo. Só no
segmento gourmet, temos 25 SKUs que podemos
focar nas lojas de nossos clientes”
NELSON TEIXEIRA
Diretor comercial da Seara Industrializados
Fabio Coutinho (à dir.), gerente comercial do
Extrabom (ES), recebe cartão de Ivan Siqueira,
diretor executivo in natura da Seara
Virgílio Villefort Martins (à esq.) e Ana Claudia Villefort,
respectivamente, diretor-presidente e diretora comercial
do Villefort Atacadista (MG), discutiram com Nelson Teixeira,
da Seara, como ampliar negócios com a empresa
10
Altas na vendas
A marca
Vigor
aumentou sua participação de mercado em quase 4 pontos percentuais entre 2012 e 2018 no segmento de produtos lácteos (dados Nielsen). A empresa pontuou as iniciativas realizadas, como aposta em lançamentos e formas inovadoras de se comunicar com o público. Marcelo Tadeu, diretor de vendas, afirmou que uma das categorias que ajudarão a empresa e o varejo a continuar crescendo é a de queijos especiais, cujo mercado está em ascensão.
“A Vigor aumentou sua presença em mais
de 12 milhões de lares nos últimos cinco anos”
MARCELO TADEU
Diretor de vendas da Vigor
Luis Gennari, diretor executivo comercial
da Vigor (à esq. ), e Fábio Acayaba, gerente
nacional de vendas (key account regionais),
também estiveram presentes no Fórum
“Acredito que a categoria de
queijos traz grande oportunidade,
pois notamos que consumidores
de menor poder aquisitivo
também desejam consumir
produtos de maior valor agregado.
Para isso, é importante contarmos
com o apoio da indústria para
treinar nossos colaboradores”
VAN FERNANDES
Vice-presidente do Grupo Carvalho (PI)
“Em 2018, a Vigor mais que
dobrou suas vendas em
nossa rede sobre uma base
já robusta. Em queijos, só
em janeiro, o aumento foi
de 54%. Gostaria de agradecer
a parceria da empresa. Hoje,
revisamos nosso planejamento
com a empresa a cada 60 dias”
SERGIO ZAMBONI
Gerente comercial da Rede Top (SC)
10
Foco na necessidade do cliente
Com 23 anos no mercado, a
Cred-System
já conta com 20 milhões de cartões emitidos. Desse total, 4 milhões chegaram ao varejo no ano passado. A empresa falou sobre como atua no autosserviço, como funcionam as parcerias, o passo a passo da aprovação de crédito, entre outros pontos. Abordou também como sua solução, a partir dos dados acumulados, contribui para decisões mais focadas na necessidade do shopper.
“Queremos ajudar o varejo com estratégias para
fidelização de consumidores, como execução
e apoio em ações promocionais,
desenvolvimento de material de comunicação
customizado e ações de incentivo para equipes”
Paulo Valente
Diretor de negócios da Cred-System
A rede Princesa (RJ), que já utiliza a solução da Cred-System,
aproveita para colocar informações em dia (da esq. para a dir.):
Ronaldo Teixeira, gestor da rede, João Marcio de Castro,
gestor comercial da varejista, Paulo Valente e Higino Marcheti Neto,
gerente executivo de negócios, também da Cred-System
Eder Mialich, sócio-proprietário do Mialich (SP),
pediu mais informações sobre taxa de aprovação
média do mercado e a praticada pela Cred-System
10
Expansão em cervejas artesanais
A
Cervejaria Santa Catarina
apresentou suas marcas e o posicionamento de mercado de cada uma aos varejistas presentes no evento de SA Varejo. Dados apresentados pela empresa indicam que, em 2018, existiam 835 cervejarias artesanais no mercado, contra 679 no ano anterior. Ou seja, surgem, em média, quatro novos fabricantes por semana. A cervejaria tem capacidade de produção de 5,4 milhões de litros/ano.
“Em um de nossos clientes, aumentamos em mais de 80%
as vendas em valor entre 2017 e 2018, trabalhando sortimento
e exposição nas lojas”
AMADOR DE CARVALHO
CEO da Cervejaria Santa Catarina
Genival Beserra (centro), presidente da rede Unno (RJ), expôs
o interesse em ampliar o portfólio de cervejas das empresas associadas
à central de compras a Amador de Carvalho e Sergio Alvim
“Temos grande interesse
em desenvolver a categoria de
artesanais em nossas lojas,
que ficam em Pernambuco,
com a Cervejaria Santa Catarina”
RAFAEL GUILHERME
DOS SANTOS
Diretor comercial
Supermercado Arco Mix (PE)
10
Vendas incrementais
O excesso de marcas em uma mesma categoria costuma levar a um canibalismo entre elas, o que prejudica a rentabilidade do varejo e da indústria. Esse foi um dos temas que Gonzalo Balcazar, diretor de vendas da
Reckitt Benckiser
, discutiu com o público do Fórum de Integração Varejo e Indústria. Segundo o executivo, no caso do limpador multiúso, 60% das marcas não são incrementais. O diretor de vendas da Reckitt Benckiser falou também sobre como aumentar vendas em outras categorias.
“Vamos investir no que realmente faz a categoria
crescer. No caso de alvejante, por exemplo, estamos
falando de garantir visibilidade, trazer inovação e
estar presente na mídia”
GONZALO BALCAZAR
Diretor de vendas da R eckitt Benckiser
É no corredor que as conversas se intensificam:
(da esq. para a dir.): Gonzalo Balcazar, Sergio Alvim,
Antonio Tabosa Veríssimo Junior e
Vitor Rufino Veríssimo, diretores do Frangolândia (CE)
Representantes da rede paulista São Vicente
(da esq. para dir.): Daniel Azzola, diretor de marketing,
Tiago Santos, responsável por infraestrutura e
projetos, e Marcos Cavicchiolli, diretor-presidente
10
Jornada do produto
O impacto da transformação digital na produtividade do varejo será grande. Segundo a
Consinco
, poderá chegar a US$ 2,8 trilhões globalmente. Uma das áreas em que a tecnologia irá gerar ganhos de eficiência importantes é na jornada do produto, que conta com diversas etapas e termina com a reposição em gôndola – tudo com apoio da tecnologia para garantir que todo o processo esteja sincronizado com a jornada do cliente.
“Temos clientes que, neste ano, estão destinando 30%
do investimento para entender e melhorar a jornada do
cliente. Ano passado, esse percentual estava em torno de 10%”
SILVIO SOUSA
Diretor comercial da Consinco
”Conhecer as tendências
em tecnologia é
importante, pois ajuda
a nos adaptarmos às
novas necessidades
do consumidor e
do mercado e a nos
preparar para o futuro”
JOSÉ EVALDO KOCH
Diretor-presidente
do Koch (SC)
Silvio Sousa, da Consinco (à esq.), explica as soluções
da empresa para Mirko Ribeiro, diretor do Juba Supermercados (MT)
10
Ação digital e fluxo nas lojas
Em nova apresentação no Fórum de Integração, a
Heineken
apresentou o novo diretor de canal Off Premise, Ricardo Sabatine. A empresa fez balanço dos seus resultados e apresentou iniciativas com o varejo regional. Uma delas foi a parceria com a rede paulista Savegnago, por meio de uma plataforma que integra promotores, varejo e indústria e conseguiu atrair mais consumidores para a varejista com descontos personalizados.
Inteligência no negócio
A empresa
Méliuz
mostrou como o sistema de cashback, que retorna para o consumidor parte do valor gasto na compra, pode ajudar o varejo a desenvolver uma inteligência de mercado e adotar ações mais assertivas. Isso acontece, pois permite conhecer melhor os hábitos de compras e mensurar os resultados de cada iniciativa. A empresa apresentou o que pode ser feito, na prática, a partir do case de um varejo que combateu os efeitos da entrada de um atacarejo concorrente em sua cidade.
“Fizemos um estudo e identificamos que mais
da metade das ações que oferecem descontos a todos
os clientes têm resultado negativo. Daí a importância
de saber qual tipo de iniciativa pode gerar
crescimento sustentável de vendas e também de lucro”
LUCAS MARQUES
COO do Méliuz
Belmar Vasconcellos (à dir.), superintendente
comercial do Bramil (RJ), conversou
com Lucas Marques, do Méliuz,
sobre tecnologia e competitividade do varejo
Atentos aos cases apresentados pelo Méliuz:
Leôncio Etelvino Medeiros (à esq.) e Rogério da Silva Rafael,
respectivamente, vice-presidente e diretor comercial
da rede Nordestão (RN)
10
Rede de valor
Sugestões de como transformar dados, tecnologia e estratégias em resultados foram apresentadas pela
P&G
. E isso passa por criar uma rede de valor a partir de uma base de consumidores, de produto/oferta/preço certos e da escolha da melhor mídia, como, por exemplo, SMS, que tem melhor resultado do que e-mail.
“Fizemos vários testes e identificamos que é possível ter
um bom retorno oferecendo menos da metade de um desconto
que se dá em ofertas de massa. Em algumas categorias,
conseguimos recuperar clientes que não iam à loja há três meses”
MARCOS BAUER LIMA
Diretor de inteligência de mercado e gerenciamento por categorias da P&G
”O tema da palestra da P&G
foi muito bem escolhido, pois
sabemos que dados são o novo
petróleo, e é uma necessidade
do setor valorizar o CRM e a
colaboração com a indústria.
Que a SA Varejo continue
fazendo eventos como este,
pois, além do ótimo conteúdo,
permitem troca de ideias com
outros varejistas e atacadistas”
RICARDO ROLDÃO
Diretor-presidente do Roldão
Atacadista (SP)
Antonio Luiz Santichio (à esq.), sócio-proprietário do Pague Menos (SP)
conversa sobre parceria com Marcos Bauer Lima (centro)
e Javier Kameya, gerente sênior de inteligência de mercado da P&G
10
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
e
Facebook
!
Publicidade
Publicidade
Utilizamos cookies e dados de navegação para proporcionar uma melhor experiência durante o uso do site, além de personalizar conteúdo e
Você pode alterar as configurações de cookies ativando ou desativando os cookies analíticos e de terceiros aqui. Você não pode desativar os cookies estritamente necessários. Você pode descobrir mais sobre cookies aqui.
Observe que alguns recursos do site não funcionarão sem cookies.
Esses cookies são essenciais para todo o site e para que seus recursos funcionem corretamente. Garantindo funcionalidades básicas e recursos de segurança do site.
Esses cookies coletam informações sobre como você usa o site e nos permitem mapear o comportamento de visitantes e pesquisas e ajustar nossos serviços de acordo com as descobertas. Isso nos permite melhorar ainda mais nossos serviços para você como visitante. Usamos cookies analíticos, como o Google Analytics, que tem como finalidade: Entender como os visitantes interagem com o site, ajudam a fornecer informações sobre métricas de número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
Esses cookies são instalados por terceiros, por exemplo, redes sociais. Seu principal objetivo é integrar o conteúdo de mídia social em nosso site, como plug-ins sociais.