Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Danone (11) 2192-4600

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • 5 a 5,1 bilhões Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • -8 Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Como a categoria é refrigerada, o ideal é posicionála próximo dos chamados “spreadables” (manteiga/ margarina/cream cheese) com uma localização na loja que seja próxima do FLV e da padaria
• Para lojas com menos de 10 módulos, a Danone recomenda exposição por fabricante, iniciando com nichos, gerando fluxo com marcas de maior valor agregado e que são líderes de mercado, e fechando o fluxo com fabricantes que puxam volume, geralmente marcas de primeiro preço
• Já nas lojas com 10 módulos ou mais, a recomendação é o layout por segmento/ocasião de consumo. Inicie com produtos para consumo próprio, as sobremesas lácteas, iogurtes gregos individuais, naturais, light, zero lactose, proteicos, probióticos e leites fermentados. Na sequência exponha os produtos direcionados a crianças, como petit suisse, líquidos e polpas. Feche a gôndola com polpas e líquidos voltados ao consumo familiar


Fonte gráfico participação EM VALOR: Danone /Nielsen Retail Index YTD Set’18
Fonte árvore de decisão: Danone /Kantar TNS


• Mais de 30% dos shoppers já têm uma marca da qual não abrem mão, por isso evite trabalhar com número excessivo de fabricantes que entregam a mesma proposta
• A taxa de conversão é alta - quase 70% -, quando o shopper interage com os diferentes produtos. Portanto, aumente a visibilidade da categoria.

14% é o crescimento das vendas de leite fermentado, produto com maior avanço da categoria

1,3 vez/mês é a frequência média de compra Fonte: Danone /Nielsen Retail Index YTD Set’18

Shoppers da classe C representam quase metade do volume de vendas da categoria

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade