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Categoria

Fonte: Danone

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Planograma implantado a partir da árvore de decisão tem gerado aumento médio de 10% em valor se comparado a outros clientes da Danone que não adotaram a ferramenta e apresentam crescimento estável ou negativo


• NO E-COMMERCE
• Organizar a compra de iogurtes, diferenciando a compra no campo de pesquisa e no menu de categorias
• No campo de pesquisa, manter as Hero Images, descrições, preços e ações 100% claras e atualizadas, a fim de direcionar o shopper para a página do produto
• Evitar promoções constantes para não criar percepção de preço baixo
• Destacar itens de valor agregado na ferramenta de pesquisa
• Garantir o sortimento cadastrado
• Para o menu de categorias, seguir as mesmas recomendações acima, além de deixar claro onde está a categoria. Ou seja: separar o iogurte de laticínios e de categorias divergentes, como frios, spreads, carnes, sucos
• Criar campos que segmentem os iogurtes, conforme planograma, e permitir filtragem no menu/pesquisa
• Garantir uma landing page focada na categoria e/ou no fabricante. Essa página organiza as marcas e ocasiões de consumo, destaca estratégias e promoções, facilita parcerias, além de direcionar tráfegos para outras plataformas, como as redes sociais
• Assegurar dupla exposição quando a pesquisa do shopper englobar ocasião de consumo, fazendo com que categorias correlatas estejam alinhadas

• Cada varejista deve analisar seu mix e garantir que tenha os principais fabricantes e 1 ou 2 marcas regionais para auxiliar na criação de massa de margem. Deve ainda analisar o percentual de vendas ideal por formato
• Até 4 checkouts: optar pelos SKUs que mais vendem nos segmentos líquido, polpa, leite fermentado, infantil e funcional. Garantir garrafões, bandejas e pequenos formatos
• Premium/gourmet: além dos segmentos acima, acrescentar subcategorias voltadas à proposta de valor: Light, Zero Lactose e Proteicos
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: presença de todos os segmentos e com atuação fair share, garantindo espaço para inovações. Aqui se abre oportunidade para execução de pontos extras como FLV e padaria com versões Zero Lactose, Proteicos e Imunidade
• Lojas de proximidade: sortimento maior do que o de mercadinhos, mas com foco em formatos pequenos e produtos on the go nas categorias de alto valor. Polpas e líquidos são grandes impulsionadores de fluxo, então merecem também atenção para compor o mix
• Hipermercados: mix completo, com maior visibilidade para inovações. Definir um espaço para os lançamentos dentro das marcas e dos segmentos. E explorar pontos extras e pontas de gôndola
• Atacarejos: todos os segmentos com foco em grandes formatos em vez dos formatos unitários e on the go. A oportunidade está em criar o segmento “leve mais pague menos”, com exposição em no mínimo um módulo

• Evite que as polpas, líquidos e sobremesas fiquem no início do corredor. Como são segmentos de maior giro, levam o shopper a fazer a compra e sair da categoria
• Um erro comum é posicionar as polpas verticalmente com foco na parte superior da gôndola. Pela dificuldade de acesso, é mais comum acidentes com quebras e perdas para a embalagem. Deixar as prateleiras superiores com embalagens dos líquidos é mais adequado
• O excesso de sortimento de marcas de preço baixo acaba delimitando o espaço para produtos, marcas e segmentos de valor agregado. Preserve espaço para produtos que vão aumentar a margem da categoria


Fonte gráfico participação : Nielsen Valor YTD NOV21, Total BR SS Large + Hyper

Top Fornecedores

537

NÚMERO DE RESPONDENTES

Danone
DPA
Lactalis do Brasil
Vigor Alimentos e Itambé

OUTROS FORNECEDORES

Atilatte (Laticínio Atilatte Ltda)

(11) 4538-0107

www.atilatte.com.br

vendas@atilatte.com.br

Betânia (CBL - Alimentos S/A)

(85) 4011-6100

www.cblalimentos.com.br

sac@cblalimentos.com.br

Bom Leite (Bom Leite Industrial Ltda.)

(81) 3735-1062

www.bomleite.com.br

falecom@bomleite.com.br

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