Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
- Compartilhar:
- Enviar por Email
Categoria
Fonte: Categorias 2019(McCain) (11) 3848-4799
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
- ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
- ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
- 4,31 Variação % IPCA
90% dos shoppers compram batata palito
43 anos é a idade média do shopper dessa categoria
DICAS PARA AUMENTAR A MARGEM DE LUCRO: As estratégias de PDV devem estimular no shopper a interação e o conhecimento de novos tipos de batata pré-frita congelada
• Mais prática
• Gostosa
• Acompanha quase todos os pratos do dia a dia
• Todos da família consomem
• Podem ter formatos divertidos (para crianças)
• Maior durabilidade
• Para aumento da penetração da categoria, a McCain recomenda que ela esteja localizada no início ou final do freezer central, próximo aos corredores de alto fluxo
• Essa iniciativa aumenta a visibilidade da categoria, estimulando conhecimento, interação e conversão dos produtos
• Outra estratégia eficiente para aumentar a penetração é a adjacência com categorias correlatas de alta penetração. São elas: hambúrguer congelado, pão de queijo congelado, nuggets e pratos prontos congelados
• As recomendações acima são importantes porque 63% das compras de batatas pré-fritas congeladas não são planejadas, e a boa visibilidade influencia três a cada quatro decisões de compra do produto 43 que acontecem no PDV
• Faça exposição por bloco de marcas na vertical, iniciando o fluxo com a de maior preço médio (baseando-se no valor da batata palito em embalagem de 400 g)
• Posicione os tipos com maior potencial de aumento de tíquete médio do shopper no começo da gôndola e os de maior giro no final
• Deve-se dar maior visibilidade às embalagens que ajudam a gerar trade up (migração para itens de maior valor)
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Mccain
- 2 Bem Brasil
- 3 Mais Batata
- 4 Pif Paf
- 5 Perdigão
- 6 Aurora
- 7 Lar
- 1 Mccain
- 2 Bem Brasil
- 3 Lar
- 4 Perdigão
- 5 Sadia
- 5 Pif Paf
- 6 Mais Batata
- 6 Aurora
- 45,66 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
- Mais Batata 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
- Mccain LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Batatas Croques (Produtos Alimentícios Croques Ltda)
(32) 3379-1400
Copacol (Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata)
(45) 3241-8080