Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Categorias 2019(McCain) (11) 3848-4799

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

90% dos shoppers compram batata palito

43 anos é a idade média do shopper dessa categoria

DICAS PARA AUMENTAR A MARGEM DE LUCRO: As estratégias de PDV devem estimular no shopper a interação e o conhecimento de novos tipos de batata pré-frita congelada


Mais prática
Gostosa
Acompanha quase todos os pratos do dia a dia
Todos da família consomem
Podem ter formatos divertidos (para crianças)
Maior durabilidade

• Para aumento da penetração da categoria, a McCain recomenda que ela esteja localizada no início ou final do freezer central, próximo aos corredores de alto fluxo
• Essa iniciativa aumenta a visibilidade da categoria, estimulando conhecimento, interação e conversão dos produtos
• Outra estratégia eficiente para aumentar a penetração é a adjacência com categorias correlatas de alta penetração. São elas: hambúrguer congelado, pão de queijo congelado, nuggets e pratos prontos congelados
• As recomendações acima são importantes porque 63% das compras de batatas pré-fritas congeladas não são planejadas, e a boa visibilidade influencia três a cada quatro decisões de compra do produto 43 que acontecem no PDV

• Faça exposição por bloco de marcas na vertical, iniciando o fluxo com a de maior preço médio (baseando-se no valor da batata palito em embalagem de 400 g)
• Posicione os tipos com maior potencial de aumento de tíquete médio do shopper no começo da gôndola e os de maior giro no final
• Deve-se dar maior visibilidade às embalagens que ajudam a gerar trade up (migração para itens de maior valor)


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Mccain
  • 2 Bem Brasil
  • 3 Mais Batata
  • 4 Pif Paf
  • 5 Perdigão
  • 6 Aurora
  • 7 Lar
  • 1 Mccain
  • 2 Bem Brasil
  • 3 Lar
  • 4 Perdigão
  • 5 Sadia
  • 5 Pif Paf
  • 6 Mais Batata
  • 6 Aurora
  • 45,66 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • Mais Batata 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Mccain LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

380

NÚMERO DE RESPONDENTES

2 º Posição em 2019
Bem Brasil
1 º Posição em 2019
McCain
BRF
5 º Posição em 2019
Pif Paf Alimentos
Estreia
Aurora Alimentos

OUTROS FORNECEDORES

Avivar Alimentos (Avivar Alimentos Ltda)

(37) 3286-2000

www.avivar.com.br

comunicacao@avivar.com.br

Batatas Croques (Produtos Alimentícios Croques Ltda)

(32) 3379-1400

www.croques.com.br

croques@croques.com.br

Copacol (Copacol - Cooperativa Agroindustrial Consolata)

(45) 3241-8080

www.copacol.com.br

copacol@copacol.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade