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Categoria

Fonte: Mondelez (11) 2108-4549

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

58% costumam verificar os produtos disponíveis na área do checkout em todas as visitas ao supermercado


• O canal online vem crescendo expressivamente nos últimos anos e se destacou durante a pandemia, quando compras online e por apps dispararam em diversas categorias
• Existe aí uma oportunidade para o varejo explorar melhor os itens de impulso, como gomas e balas. Esses produtos não entram em uma lista de compras, mas podem ser oferecidos ao shopper no momento de finalização da compra, assim como ocorre no varejo físico (no checkout). Como são categorias de margem interessante e acima da média, elas podem trazer um ganho adicional para o varejo

• A categoria possui duas exposições ideais, no checkout com os demais itens de conveniência e no fundo de loja com os outros doces
• A área dos checkouts é considerada a mais importante. Gomas e balas são produtos de impulso, por isso devem estar bem próximas ao caixa, nas prateleiras à altura dos olhos do shopper e acessíveis. Dessa forma, a categoria chama a atenção enquanto o shopper espera para realizar o pagamento
• Outro ponto relevante é garantir a consistência da categoria com uma boa execução em todos os checkouts da loja, de modo a captar a atenção do shopper independente do caixa que ele escolher
• Em relação à exposição no fundo de loja, a dica é posicionar balas e gomas nas gôndolas de guloseimas, que têm foco em embalagens maiores (pacotes)
• Bons resultados também são observados em lojas que trabalham pontos extras no corredor do checkout, no corredor principal,na entrada da loja ou perto das categorias de higiene oral, biscoitos, refrigerante, hortifrútis, chocolate e na seção de padaria


Fonte exposição: Playbook Global HZ 2019
Fonte gráfico participação Balas / Gomas: Nielsen Retail | Super e Hiper | Vendas Valor | MAT Nov19 e MAT Nov20
Fonte árvore de decisão: Estudo 5S Mondelez

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