Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Mondelez

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

60% de incremento nas vendas com a exposição nos checkouts Fonte: Mondelez/Playbook Global HZ 2019

DICA: Quando se fala em checkout, sabe-se que o shopper escolhe o caixa pelo tamanho da fila. Por isso, é muito importante garantir consistência na execução de todos eles, com sortimento e abastecimento adequados


• NO E-COMMERCE
• Para estimular o consumo por impulso, apresentar os produtos na finalização da compra (esse é o checkout do e-commerce). Como são categorias de margem interessante, podem trazer ganhos adicionais ao varejo
• Convém também acrescentar gomas e balas em combos com diversas categorias para aumentar o tíquete médio

• Expor no checkout com os demais itens de conveniência e no fundo de loja com outros doces
• O checkout é o ponto natural da categoria, pois é nele que o shopper espera encontrar os produtos
• Pontos extras, no corredor do checkout, também são uma recomendação
• No fundo de loja, posicionar a categoria nas gôndolas de guloseimas que têm foco em embalagens maiores (pacotes)
• Usar pontos extras na entrada da loja, no corredor principal e nos próximos às categorias de higiene oral, biscoitos, refrigerante, hortifrúti, padaria e chocolate


Fonte gráfico participação Em valor: Nielsen Retail / Super e Hiper/ MAT Ago'21
Fonte gráfico participação Balas: Nielsen Retail / Super e Hiper/ MAT Ago'21
Fonte gráfico participação Chicletes (tipo de embalagem): Nielsen Retail / Super e Hiper/ MAT Ago'21
Fonte árvore de decisão: Mondelez/Pesquisa de Impulso 2021 - Toolbox

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade