Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Josapar

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2023
  • ND Evolução % do volume de vendas (2022/2023)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2022/2023
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

DICA: Para gerar maior tráfego, o arroz deve ser promocionado com frequência, pois a categoria é sensível a preço. Porém, sempre que houver aderência ao perfil do público da loja, vale trabalhar com itens cujos preços não costumam ser comparados pelo shopper, como os arrozes especiais e as embalagens menores

 

 

• Frete grátis pode impactar positivamente a decisão de compra
• Trabalhar com sortimento completo, incluindo tipo branco, parboilizado e integral
• Evitar o excesso de marcas, uma vez que a dona de casa já tem as suas preferidas
• Não se esquecer de que as preferências regionais precisam ser sempre levadas em consideração, uma vez que mudam muito de uma localidade para a outra
• A assertividade nas escolhas é fundamental, ainda mais em lojas com espaço reduzido, como lojinhas com até 4 checkouts e supermercados de vizinhança
• Atacarejos devem privilegiar maior volume dos itens que vendem mais, trabalhando com quantidade reduzida de marcas
• No Nordeste, a embalagem de 5 kg tem baixa representatividade nas vendas, por isso é pouco relevante no mix
• Considerar a grade decrescente de preços
• Em relação às embalagens, alocar as maiores, de 5 kg, nas prateleiras de baixo, e as de 1 e 2 kg na altura dos olhos do shopper. Essas são as que garantem melhor margem

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Camil
  • 2 Tio João
  • 3 Prato Fino
  • 1 Camil
  • 2 Tio João
  • 3 Prato Fino
  • 4 Urbano
  • 47,58 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
  • Palmares 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA + Ecossistema de Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

519

NÚMERO DE RESPONDENTES

Camil Alimentos
Josapar
Pirahy Alimentos
Urbano Alimentos
Solito Alimentos

OUTROS FORNECEDORES

Abe (Niporice Com e Beneficiamento de Arroz Ltda)

(44) 3026-1395

Acostumado Alimentos (Acostumado Alimentos Ltda)

(91) 3227-1884

sac@arrozacostumado.com.br

ADB Alimentos (ADB Alimentos Ltda)

(53) 3251-2266

www.adbalimentos.com.br

contato@adbalimentos.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade