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Categoria

Fonte: 3Corações; Nestlé

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

15% Aumento médio em valor quando o layout é aplicado com base na árvore de decisão Fonte: 3Corações

DICAS

• O ticket médio pode ser incrementado com a comercialização de packs promocionais
• É interessante oferecer um sortimento amplo das variantes. Hoje, existem cápsulas de cafés especiais que vêm de regiões como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Mogiana Paulista. Há também cafés mundiais vindos da Etiópia, Colômbia e Papua-Nova Guiné Fonte: 3Corações

EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VALOR:

• Atacarejos 40,2%
• Super pequenos 24,5%
• Super grandes 15,0%
• Hiper 3,7% Fonte: Nestlé/ Nielsen Scantrack - 2021

• Até 4 checkouts | Vizinhança classes C/D/E | Lojas de proximidade | Atacarejos: principais sabores de cafés espressos, filtrados e instantâneos
• Premium/gourmet: principais sabores de cafés espressos, filtrados e instantâneos e chás. Trabalhar também com mix de maior valor, como cápsulas de cafés especiais certificados
• Hipermercados: mix completo de cafés espressos, filtrados, cappuccino, café com leite e chocolate, chás, packs promocionais de cápsulas e cápsulas de cafés especiais

• Segundo a 3Corações, a estrutura mercadológica precisa ser montada de acordo com a lógica do shopper, pois isso facilita a busca no site/app. É importante ainda que o shopper receba exatamente os produtos que colocou no carrinho e, para tanto, o acompanhamento dos níveis de estoques é essencial. Convém ainda combinar as informações de CRM com as do e-commerce, para entender o que faz parte da cesta do shopper ao comprar cápsulas. Isso permite sugerir as cápsulas sempre que ele colocar algum item na cesta.
• Para a Nestlé, o aumento das vendas no e-commerce requer um bom cadastro do produto com o máximo de dados úteis ao cliente, como descrição do produto, informação nutricional, modo de preparo, gramatura, imagem de qualidade. Além disso, a divulgação de lançamento de novos produtos é essencial. Frete rápido e competitivo também são fatores que têm um peso muito grande para conversão da venda.

• Depois de identificar o fluxo do corredor, as cápsulas devem iniciar a exposição da categoria de cafés



Fonte árvore de decisão: 3Corações

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Tres *
  • 2 Nescafé Dolce Gusto *
  • 1 Tres *
  • 2 Nescafé Dolce Gusto *
  • 3 Pilão
  • 85,02 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Tres 8,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Tres LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

538

NÚMERO DE RESPONDENTES

3 Corações
Nestlé Brasil
JDE
Melitta
Estreia
Illy

OUTROS FORNECEDORES

Café Brasileiro (Mitsui Alimentos Ltda)

(11) 2197-8500

www.cafebrasileiro.com.br

atendimento@mitsuialimentos.com

Café Caiçara (Café Caiçara Ltda)

(11) 4526-1177

www.cafecaicara.com.br

atendimento@caicara.com.br

Café Canecão (Café Canecão Ltda)

(19) 3343-3133

www.cafecanecao.com.br

cafecanecao@cafecanecao.com.br

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