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Categoria
Fonte: 3Corações; Nestlé
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
15% Aumento médio em valor quando o layout é aplicado com base na árvore de decisão Fonte: 3Corações
DICAS
• O ticket médio pode ser incrementado com a comercialização de packs promocionais• É interessante oferecer um sortimento amplo das variantes. Hoje, existem cápsulas de cafés especiais que vêm de regiões como Cerrado Mineiro, Sul de Minas e Mogiana Paulista. Há também cafés mundiais vindos da Etiópia, Colômbia e Papua-Nova Guiné Fonte: 3Corações
EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VALOR:
• Atacarejos 40,2%• Super pequenos 24,5%
• Super grandes 15,0%
• Hiper 3,7% Fonte: Nestlé/ Nielsen Scantrack - 2021
• Até 4 checkouts | Vizinhança classes C/D/E | Lojas de proximidade | Atacarejos: principais sabores de cafés espressos, filtrados e instantâneos
• Premium/gourmet: principais sabores de cafés espressos, filtrados e instantâneos e chás. Trabalhar também com mix de maior valor, como cápsulas de cafés especiais certificados
• Hipermercados: mix completo de cafés espressos, filtrados, cappuccino, café com leite e chocolate, chás, packs promocionais de cápsulas e cápsulas de cafés especiais
• Segundo a 3Corações, a estrutura mercadológica precisa ser montada de acordo com a lógica do shopper, pois isso facilita a busca no site/app. É importante ainda que o shopper receba exatamente os produtos que colocou no carrinho e, para tanto, o acompanhamento dos níveis de estoques é essencial. Convém ainda combinar as informações de CRM com as do e-commerce, para entender o que faz parte da cesta do shopper ao comprar cápsulas. Isso permite sugerir as cápsulas sempre que ele colocar algum item na cesta.
• Para a Nestlé, o aumento das vendas no e-commerce requer um bom cadastro do produto com o máximo de dados úteis ao cliente, como descrição do produto, informação nutricional, modo de preparo, gramatura, imagem de qualidade. Além disso, a divulgação de lançamento de novos produtos é essencial. Frete rápido e competitivo também são fatores que têm um peso muito grande para conversão da venda.
• Depois de identificar o fluxo do corredor, as cápsulas devem iniciar a exposição da categoria de cafés
Fonte árvore de decisão: 3Corações
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Tres *
- 2 Nescafé Dolce Gusto *
- 1 Tres *
- 2 Nescafé Dolce Gusto *
- 3 Pilão
- 85,02 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
- Tres 8,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
- Tres LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Café Brasileiro (Mitsui Alimentos Ltda)
(11) 2197-8500
Café Canecão (Café Canecão Ltda)
(19) 3343-3133