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Categoria

Fonte: RB Higiene Comercial (11) 3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

DICA DA CATEGORIA: Priorize marcas que comuniquem a eliminação de vírus e bactérias. Com a pandemia, o shopper passou a buscar produtos mais efetivos na proteção do lar

EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VALOR 2020

• Total: 11,6%
• Hiper: 17,3%
• Super: 21,3%
• Atacarejo: 24,6% Fonte: Nielsen - YTD até Out 2020

• Até 4 checkouts e classes C/D/E: focar as marcas referência, com atenção especial a tamanhos menores e intermediários, além de refil. Nas lojas para as classes C/D/E, oferecer também opções de preço baixo
• Premium/gourmet e Lojas de proximidade: todas as subcategorias, com opções de aplicadores, formatos, fragrâncias, fórmulas, etc. Priorizar as marcas que apresentam linhas completas
• Hipermercados: trabalhar o portfólio completo com as marcas referência em cada segmento
• Atacarejos: trabalhar todos os segmentos, todas as marcas referência e outras opções de preço. Atuar com embalagens maiores, ter boa variedade de fragrâncias e oferecer produtos de diferentes formatos e aplicadores (líquido, spray/ aerossol, gatilho, etc.)

• MULTIÚSO:
• Blocar as marcas
• Iniciar a exposição com as marcas de maior representatividade
• Dentro de cada marca, separar as diferentes linhas – benefícios, formatos, aromas, etc.
• Finalizar com os packs promocionais
• LIMPEZA PESADA:
• Blocar as marcas
• Iniciar a exposição com as marcas de referência e de maior valor agregado
• Dentro de cada marca, colocar primeiro os itens sem cloro
• Organizar pelas fragrâncias e, na sequência, colocar os itens com cloro
• Em cada segmento, embalagens maiores abrem o corredor
• LIMPEZA PERFUMADA:
• Blocar as marcas, iniciando a exposição com as de referência e de maior valor agregado
• Dentro do espaço de cada marca, organizar primeiro as fragrâncias premium e, na sequência, as fragrâncias regulares
• Dentro de cada marca, colocar primeiro os itens sem cloro
• Formar blocos verticais de fragrâncias colocando os tamanhos menores nas prateleiras de cima e as embalagens maiores das mesmas fragrâncias nas prateleiras de baixo
• DESINFETANTES:
• Separar os desinfetantes em três grandes grupos: premium, regulares transparentes e leitosos
• Iniciar a exposição pelos premium separando por marca. O ideal é dedicar 40% do espaço no início da exposição para desenvolver o segmento
• Blocar as marcas dos premium, começando pelas de maior valor agregado
• Na sequência, expor os formatos em spray (aerossol), combinando as fragrâncias na vertical com as dos lenços desinfetantes, expostos acima
• Os formatos líquidos devem ficar abaixo dos sprays, iniciando com as versões de menor tamanho e deixando as embalagens maiores para as prateleiras inferiores
• Depois dos desinfetantes premium, seguir as mesmas recomendações para desinfetantes regulares transparentes
• Por fim, agrupar os desinfetantes leitosos


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