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Categoria

Fonte: Reckitt Benckiser (11)3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• O melhor posicionamento para a categoria, segundo a Reckitt Benckiser, é o corredor de finalizadores de limpeza, próximo de multiúso e ao lado de purificadores de ar
• Primeiro passo: agrupar as marcas, abrindo a exposição com aquelas de maior valor percebido
• Em seguida, deve-se blocar as fragrâncias verticalmente, alocando a de maior venda no meio da exposição
• Depois, organize os tamanhos de embalagens, colocando nas prateleiras mais altas as embalagens maiores. As grandes (acima de 2 L) devem estar na base da gôndola, preferencialmente no respectivo bloco da fragrância
• As promoções de preço fecham a exposição do respectivo item regular
• Não se esqueça de manter o espaço correto de cada marca e versão, pois o shopper troca de loja quando há ruptura da sua fragrância preferida



• O sortimento ideal trabalha com poucas opções de marcas
• A RB considera importante ter marcas que atendam diferentes públicos, lembrando que qualidade é atributo fundamental na categoria
• Outra recomendação é contar com portfólio de fragrâncias completo das marcas, atendendo as diferentes preferências dos consumidores

850 mililitros é a quantidade média adquirida a cada compra

3 vezes/mês é a frequência média de compras

Apesar de ser uma categoria de rotina e compra de reposição, ela é complementar à cesta de limpeza, pois faz parte da etapa de finalização da limpeza e perfumação

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