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Categoria

Fonte: RB(Reckitt Benckiser) (11)3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

• A melhor localização da categoria é no corredor de limpeza, perto do “Mundo Cozinha”, preferencialmente ao lado de detergente líquido
• Forme um bloco vertical de marcas, abrindo a gôndola com a líder
• De cima para baixo, inicie a exposição com refil sachê, logo depois aloque refil regular, seguindo com gatilho e squeeze
• Importante: o ponto mais quente da gôndola (altura dos olhos) deve ser ocupado por gatilho


Fonte gráfico Shopper: Nielsen Scantrack MAT’18 / Out’18 / T. Brasil / Reckitt Benckiser


• De acordo com a Reckitt Benckiser, a categoria de Cozinha ainda tem oportunidade de crescimento em volume. No entanto, as promoções agressivas e a supervisibilidade de refil sachê estão desacelerando o crescimento em valor da categoria. Isso porque o consumidor está levando exatamente a mesma quantidade, mas com um preço bem mais baixo. Para termos um crescimento em valor saudável, as grandes apostas de visibilidade e exposição na gôndola devem estar concentradas no formato gatilho, pois é por ele que se dá a entrada de consumidores na categoria, além de ser considerado o formato de melhor aplicação

Entre os novos consumidores da categoria, 70% começam comprando os formatos gatilho ou squeeze. Daí a importância de dar visibilidade a eles na gôndola e também em pontos extras

EVOLUÇÃO DAS VENDAS

• Supermercados: 4% volume / -1% valor
• Hipermercados: -9% volume / -14% valor
• Atacarejo: 36% volume / 27% valor Fonte: Nielsen Scantrack MAT’18 / Out’18 / T. Brasil / Reckitt Benckiser
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