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Categoria

Fonte: Reckitt Benckiser (11)3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

ATENÇÃO: As promoções agressivas e a excessiva visibilidade da versão refil sachê estão desacelerando a evolução em valor da categoria. O consumidor está comprando a mesma quantidade, mas por um preço mais barato. Fonte: Reckitt Benckiser

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio de vendas 6,3% em valor


• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: foco nas embalagens squeeze
• Premium/gourmet, classes C/D e Lojas de proximidade: foco nas embalagens gatilho e squeeze
• Hipermercados: sortimento completo, com no máximo três marcas mais representativas

• Uma das ações recomendadas pela RB ao e-commerce do varejista é a cross category. Ao navegar na página de detergente para louças, por exemplo, o usuário pode receber a sugestão de compra de um item de limpeza de cozinha
• A empresa também sugere banners de destaque na página da categoria, home banners, além da possibilidade de ativação de busca – essa ativação permite escolher as palavras que o consumidor digita no campo de busca do site para apresentar algum produto da RB disponível
• Segundo a companhia, sua estratégia permite testes ágeis com o público-alvo para então replicar na loja física

• Blocar na vertical por marcas, abrindo a gôndola com a marca líder
• De cima para baixo, iniciar a gôndola com a embalagem gatilho, depois refil regular e, então, squeeze
• Nas duas últimas prateleiras, colocar os packs promocionais
• O ponto mais quente da gôndola (altura dos olhos) deve ser ocupado pela embalagem squeeze
• Cross merchandising com detergente líquido pode garantir 13% de aumento médio na cesta dos clientes


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