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Categoria
Fonte: Reckitt; Flora
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
DICA: Além de trabalhar com todos os segmentos, a Flora sugerea inclusão de multi-inseticidas à base de água, além de produtos eficazes contra insetos maiores, como baratas e aranhas. A indústria sugere ainda incrementar as vendas com pontos extras, principalmente no período de sazonalidade
EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VOLUME (variação % 2021 x 2022)
• Hiper: -11,1%• Supermercados pequenos: -1,6%
• Supermercados grandes: 0,4%
• Atacarejos: 4,7% Fonte: Reckitt/Nielsen (jan a out)
• A categoria de inseticida é mais forte no verão, época em que há maior presença de insetos. A Flora recomenda foco nos meses de novembro a março com execução e exposição frequente no e-commerce. Usar banners, oferecer portfólio completo e kits promocionais com mais de uma categoria. Garantir velocidade de entrega, pois, em muitos casos, o consumidor tem urgência no uso
• Organizar os produtos em três segmentos: inseticidas, repelente para a casa e repelente para o corpo
• Colocar os inseticidas aerossóis nas prateleiras inferiores da gôndola, pois são os produtos de maior giro
• Os aerossóis devem ser iniciados com inovações, seguidas de multi-insetos, insetos voadores e, por fim, rasteiros
• As embalagens pequenas abrem a exposição
• Ainda no bloco dos aerossóis, colocar os repelentes para a casa e depois para o corpo
• Repelentes para a casa se dividem em elétrico líquido e elétrico pastilha: ambos devem ficar na zona quente da gôndola, com aparelhos e refis
• Depois dos elétricos, expor os repelentes para o corpo. O primeiro corte é a marca. A promopack deve finalizar a exposição
• Os outros segmentos ficam na primeira prateleira na seguinte ordem: automático, espiral, líquido e isca
• Existem lançamentos com características sustentáveis e de apelo natural. Explorar as vendas desse novo segmento acomodando-o no início da gôndola como um bloco de produtos independentes
Fonte exposição: Reckitt
Fonte gráfico participação Em valor: Reckitt/Nielsen YTD21 (jan a out 21)
Fonte árvore de decisão: Reckitt
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 SBP *
- 2 Raid
- 3 Baygon
- 1 SBP *
- 2 Raid
- 3 Baygon
- 4 Mat Inset
- 83,02 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
- Detefon 3,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
- SBP LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Baston Aerossol (Baston do Brasil Prods. Químicos Ltda ME)
(42) 3252-1705
Detergentes Automotivos Lava Car (JC Homsi & Cia Ltda)
(17) 3222-2022