Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Bettanin; 3M do Brasil; Santa Maria

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

30% a 40% é a margem de lucro Fonte: Bettanin

EVOLUÇÃO DAS VENDAS: Em volume em 2020 é de 3% Fonte: Santa Maria

DICAS

• Esponjas unitárias têm 20% de participação nas vendas, portanto, devem ter menor participação nas gôndolas. Apostar nas multipacks com 3 e 4 unidades, que estimulam o crescimento da categoria em volume e valor
• Categoria de compra por impulso, a esponja geralmente não entra na lista de compra do shopper. É importante trabalhar cross merchandising com detergente líquido e sabão. Fonte: 3M

• NO E-COMMERCE
• Aplicar recursos na divulgação, readequar a precificação e abrir as condições de entregas é a sugestão da indústria Santa Maria
• Já a 3M recomenda um sortimento estratégico com conteúdo atualizado no site/app e ativações com descontos. Sugere ainda priorizar a ativação de itens de alto valor agregado/premium que aumentam o ticket médio da categoria

• Até 4 checkouts, Lojas de vizinhança para classes C/D/E, Lojas de proximidade e hipermercados: multiúso premium multipack, multiúso opção preço multipack, especial premium multipack e unitária e metálica unitária
• Premium/gourmet: multiúso premium multipack, especial premium multipack e unitária e metálica unitária
• Atacarejos: multiúso premium multipack e sacola com 10, multiúso opção de preço multipack, especial premium multipack e sacola e metálica unitária

Fonte: 3M


• Agrupar as esponjas por tipo de produto, o que facilita o processo de compra
• Dedicar maior espaço para as multipacks e menor para as esponjas unitárias
• Trabalhar pontos extras com itens que elevam o ticket médio e fazem o trade up na categoria
• Lembre-se de que utiilizar espaços adicionais e cross merchandising com categorias que têm sinergia é recomendado, pois acelera o sell out
• Alguns exemplos são detergente líquido, sabão e outros produtos de limpeza


Fonte exposição: 3M
Fonte gráfico participação Em valor: 3M
Fonte gráfico participação : Bettanin
Fonte árvore de decisão: 3M/TNS

Top Fornecedores

548

NÚMERO DE RESPONDENTES

3M
Bettanin
Limppano
Bombril
Condor

OUTROS FORNECEDORES

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

British (British Indústria e Comércio Ltda)

(19) 3935-2941

www.british.com.br

british@bristish.com.br

Candura (Iplasa Ind. e Com. de Produtos Domissanitários Ltda.)

(19) 3429-0300

www.candura.com.br

czanotta@candura.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade