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Categoria
Fonte: Bettanin; 3M do Brasil; Santa Maria
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
30% a 40% é a margem de lucro Fonte: Bettanin
EVOLUÇÃO DAS VENDAS: Em volume em 2020 é de 3% Fonte: Santa Maria
DICAS
• Esponjas unitárias têm 20% de participação nas vendas, portanto, devem ter menor participação nas gôndolas. Apostar nas multipacks com 3 e 4 unidades, que estimulam o crescimento da categoria em volume e valor• Categoria de compra por impulso, a esponja geralmente não entra na lista de compra do shopper. É importante trabalhar cross merchandising com detergente líquido e sabão. Fonte: 3M
• NO E-COMMERCE
• Aplicar recursos na divulgação, readequar a precificação e abrir as condições de entregas é a sugestão da indústria Santa Maria
• Já a 3M recomenda um sortimento estratégico com conteúdo atualizado no site/app e ativações com descontos. Sugere ainda priorizar a ativação de itens de alto valor agregado/premium que aumentam o ticket médio da categoria
• Até 4 checkouts, Lojas de vizinhança para classes C/D/E, Lojas de proximidade e hipermercados: multiúso premium multipack, multiúso opção preço multipack, especial premium multipack e unitária e metálica unitária
• Premium/gourmet: multiúso premium multipack, especial premium multipack e unitária e metálica unitária
• Atacarejos: multiúso premium multipack e sacola com 10, multiúso opção de preço multipack, especial premium multipack e sacola e metálica unitária
Fonte: 3M
• Agrupar as esponjas por tipo de produto, o que facilita o processo de compra
• Dedicar maior espaço para as multipacks e menor para as esponjas unitárias
• Trabalhar pontos extras com itens que elevam o ticket médio e fazem o trade up na categoria
• Lembre-se de que utiilizar espaços adicionais e cross merchandising com categorias que têm sinergia é recomendado, pois acelera o sell out
• Alguns exemplos são detergente líquido, sabão e outros produtos de limpeza
Fonte exposição: 3M
Fonte gráfico participação Em valor: 3M
Fonte gráfico participação : Bettanin
Fonte árvore de decisão: 3M/TNS
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
British (British Indústria e Comércio Ltda)
(19) 3935-2941
Candura (Iplasa Ind. e Com. de Produtos Domissanitários Ltda.)
(19) 3429-0300