Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
- Compartilhar:
- Enviar por Email
Categoria
Fonte: 3M do Brasil
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2023
- ND Evolução % do volume de vendas (2022/2023)
- ND Variação % média de preço da categoria 2022/2023
- 10,16 Variação % IPCA
-
Até 4 checkouts: esponja multiúso premium multipack c/4, esponjamultiúso opção de preço multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e unitária, esponja metálica unitária
-
Premium/gourmet: esponja multiúso premium multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e unitária, esponja metálica unitária
-
Lojas de vizinhança para classes C/D/E: esponja multiúso premium multipack c/4, esponja multiúso opção de preço multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e unitária, esponja metálica unitária
-
Hipermercados: esponja multiúso premium multipack c/4, esponja multiúso opção de preço multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e unitária, esponja metálica unitária
-
Lojas de proximidade: esponja multiúso premium multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e unitária, esponja metálica unitária
- Atacarejos: esponja multiúso premium multipack c/4 e sacola com 10, esponja multiúso opção de preço multipack c/4, esponja não risca premium multipack c/3 e sacola com 10, esponja metálica unitária premium multipack e sacola metálica unitária
Posicionar a categoria de esponjas de limpeza ao lado de detergentes, cuja categoria é destino e tem sinergia com esponjas. O shopper geralmente não se lembra de colocar esponjas de limpeza na lista de compras, ao contrário do detergente
Dedicar maior espaço para as esponjas multipack do que para as unitárias, pois esse segmento é mais representativo em vendas e ajuda no crescimento da categoria
Agrupar as esponjas por tipo, independentemente da marca, pois isso facilita o processo de decisão de compras do shopper
Garantir um espaço adequado que dê visibilidade e destaque na gôndola para as esponjas premium e especiais, que elevam o tíquete médio e incentivam o trade up da categoria, além de entregar benefícios maiores ao consumidor, como poder de limpeza superior, sem riscos ou arranhões
-
Disponibilizar um sortimento estratégico com conteúdo atualizado no site/aplicativo
-
Realizar ativações com descontos para alavancar volume da categoria. Por exemplo: 50% de desconto na segunda unidade
-
Priorizar a ativação de itens de valor agregado/premium que aumentam o tíquete médio da categoria
- Se possível comunicar essas ativações por meio de banners e peças de comunicação em categorias adjacentes, como detergente líquido, sabão, etc.
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista
- 1 Scotch-Brite *
- 2 Bom Bril
- 3 EsfreBom
- 4 Limppano
- 5 Condor
- 1 Scotch-Brite *
- 2 Bom Bril
- 3 Esfrebom
- 4 Limppano
- 5 Condor
- 69,86 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
- ScotchBrite 8,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
- Scotch-Brite LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
British (British Indústria e Comércio Ltda)
(19) 3935-2941
Candura (Iplasa Ind. e Com. de Produtos Domissanitários Ltda.)
(19) 3429-0300