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Categoria
Fonte: Procter & Gamble (11) 4572-2727 Ypê (19) 3808-8000
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
- ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
- ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
- 5,45 Variação % IPCA
2,3 litros/compra é a quantidade média adquirida versão líquida Fonte: P&G
20% é a margem de lucro nos líquidos Fonte: P&G
50% dos shoppers entram no corredor da categoria
• Líquido:
• Até 4 checkouts: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L e 3 L
• Premium/gourmet: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L, 3 L, 5 L. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais, opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: boa variedade de marcas. Todos os tamanhos e produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais e opção de primeiro preço. Todas as embalagens e produtos para cuidados especiais.
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens. Foco nas de 5 L
• Pó:
• Até 4 checkouts: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 500 g, 1 kg e 2 kg
• Premium/gourmet: marcas principais. Embalagens de 1 kg e 2 kg. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais. Opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: boa variedade de marcas. Todos os tamanhos e produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens e produtos para cuidados especiais
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens com foco nas de 5 kg e 3 kg
Fonte: Ypê
• Privilegiar embalagens grandes e desenvolver formação do estoque na casa das pessoas por meio de combos de vários itens e da combinação entre lava-roupas e amaciantes, diz a P&G. A empresa sugere ainda explorar conteúdos avançados para que seja possível transmitir a sensação das fragrâncias no ambiente digital
• Para a Ypê convém investir na personalização das ofertas ao shopper, por meio do CRM, e oferecer packs virtuais que contemplem descontos por mais unidades ou SKUs correlacionados. É o caso do lava-roupas com amaciante, um dos packs que, segundo a empresa, mais convertem
• Separar a versão em pó da versão líquida
• Definir o espaço das versões de acordo com as vendas (participação ponderada de valor x volume)
• Em cada segmento (pó e líquido) criar blocos verticais de marcas
• Organizar os itens por performance/versão e por tamanho do menor para o maior
Fonte exposição: P&G