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Categoria

Fonte: Procter & Gamble (11) 4572-2727 Ypê (19) 3808-8000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

2,3 litros/compra é a quantidade média adquirida versão líquida Fonte: P&G

20% é a margem de lucro nos líquidos Fonte: P&G

50% dos shoppers entram no corredor da categoria


• Líquido:
• Até 4 checkouts: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L e 3 L
• Premium/gourmet: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L, 3 L, 5 L. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais, opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: boa variedade de marcas. Todos os tamanhos e produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais e opção de primeiro preço. Todas as embalagens e produtos para cuidados especiais.
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens. Foco nas de 5 L
• Pó:
• Até 4 checkouts: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 500 g, 1 kg e 2 kg
• Premium/gourmet: marcas principais. Embalagens de 1 kg e 2 kg. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais. Opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: boa variedade de marcas. Todos os tamanhos e produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens e produtos para cuidados especiais
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens com foco nas de 5 kg e 3 kg

Fonte: Ypê


• Privilegiar embalagens grandes e desenvolver formação do estoque na casa das pessoas por meio de combos de vários itens e da combinação entre lava-roupas e amaciantes, diz a P&G. A empresa sugere ainda explorar conteúdos avançados para que seja possível transmitir a sensação das fragrâncias no ambiente digital
• Para a Ypê convém investir na personalização das ofertas ao shopper, por meio do CRM, e oferecer packs virtuais que contemplem descontos por mais unidades ou SKUs correlacionados. É o caso do lava-roupas com amaciante, um dos packs que, segundo a empresa, mais convertem

• Separar a versão em pó da versão líquida
• Definir o espaço das versões de acordo com as vendas (participação ponderada de valor x volume)
• Em cada segmento (pó e líquido) criar blocos verticais de marcas
• Organizar os itens por performance/versão e por tamanho do menor para o maior


Fonte exposição: P&G

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Omo **
  • 2 Tixan Ypê
  • 3 Brilhante
  • 1 Omo *
  • 2 Tixan Ypê
  • 3 Brilhante
  • 4 Surf
  • 90,57 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2020
  • Omo 5,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2020 - pp(1)
  • Omo LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

505

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Ypê
Asa e Girando Sol
Bombril

OUTROS FORNECEDORES

ALES (Associação Londrinense de Empresários Supermercadistas)

(43) 3321-2608

redeales@gmail.com

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

Aquafast (Aquafast Produtos de Limpeza e Higiene Ltda)

(54) 3443-4223

www.aquafast.com.br

aquafast@aquafast.com.br

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