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Categoria

Fonte: P&G (11) 4572-2727 Ypê (19) 3808-8000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio das vendas em valor é de até 25% Fonte: P&G

DICAS DA CATEGORIA: Focar o desenvolvimento de amaciantes concentrados, que têm maior valor agregado. Isso por meio de aumento na visibilidade, promoções, pontos extras, espaço em gôndola; Incentivar a compra de embalagens maiores e de novos formatos, para gerar aumento no consumo. Os consumidores respondem bem a embalagens grandes, packs promocionais e sachês Fonte: P&G

30% é a margem de lucro Fonte: P&G


• Amaciante concentrado:
• Até 4 checkouts: líder e opção de primeiro preço. Embalagem de 500 ml e pouchs (refil)
• Premium/gourmet: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 500 ml, 1 L e 1,5 L. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais, opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: marcas principais. Todos os tamanhos e opção de produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens. Opção de produtos para cuidados especiais
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Foco em embalagens maiores (1,5 L)
• Amaciante tradicional (diluído):
• Até 4 checkouts: líder e opção de primeiro preço. Embalagens de 2 L e 500 ml
• Premium/gourmet: marcas principais. Embalagens de 2 Le 5 L. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais, opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: marcas principais. Todos os tamanhos e opção de produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens. Opção de produtos para cuidados especiais
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Foco nas embalagens de 2 L e 5 L

Fonte: Ypê


• Segundo a Ypê, é importante ampliar as possibilidades de personalização das ofertas, o que torna essencial investir em CRM. A empresa também sugere a venda de packs virtuais com descontos por mais unidades ou packs com itens correlacionados, que ajudam a elevar o ticket médio
• A P&G recomenda explorar conteúdos avançados, para que possa transmitir a sensação das fragrâncias por meio digital

• Separar amaciantes concentrados dos diluídos
• Agrupar por marcas e por tamanhos
• Embalagens grandes devem ocupar cerca de 50% da gôndola
• Embalagens pequenas nas prateleiras de cima e as maiores nas prateleiras de baixo
• Dentro de cada marca agrupar as versões (cores), expondo as de perfume mais suave e tradicional e, depois, as de fragrância mais intensa
• Sempre iniciar o fluxo do corredor com itens premium


Fonte exposição: P&G

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Comfort
  • 2 Ypê
  • 3 Downy
  • 4 Mon Bijou
  • 5 Fofo
  • 6 Baby Soft
  • 1 Comfort
  • 2 Ypê
  • 3 Downy
  • 4 Fofo
  • 5 Baby Soft
  • 5 Mon Bijou
  • 64,39 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • Ypê 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Comfort LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

450

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Ypê
Procter & Gamble
Bombril
Gtex Brasil

OUTROS FORNECEDORES

ALES (Associação Londrinense de Empresários Supermercadistas)

(43) 3321-2608

redeales@gmail.com

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

Anhembi (Indústrias Anhembi Ltda)

(11) 2167-3200

www.anhembi.ind.br

trademarketing@anhembi.ind.br

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