Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Categoria
Fonte: Unilever (11) 3568-8000
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
- ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
- ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
- 4,31 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
ÁRVORE DE DECISÃO; Apesar de haver menos troca de aroma do que de marca, há shoppers que não fazem troca do produto comprado devido à força da marca. Dessa forma, marca é o segundo critério; 80% não trocam o tamanho, mas a pesquisa qualitativa indica que esse atributo é relacionado com outros fatores
DICA DA CATEGORIA: Amaciantes tendem a ser menos lembrados pela shopper, portanto, é importante colocar a categoria próximo aos detergentes em pó e lava-roupas líquidos, seja no ponto natural ou extra
Fonte gráfico participação : Kantar 2019 – Consumer book Amaciantes
Fonte árvore de decisão: Dados de entrevista/ Base: Total dos compradores de amaciante / Total dos SKUs comprados de amaciante
• INICIATIVAS - As vendas online têm a necessidade de inovação constante e, por isso, comunicar claramente os benefícios dos produtos pode favorecer as vendas;
• Outro ponto, segundo a Unilever, é segmentar os descontos de acordo com o público. A empresa fez alguns testes com o shopper das classes A/B associando lançamentos aos benefícios do produto e concedendo desconto de 20% para a primeira compra. O desempenho em vendas foi superior ao de uma promoção tradicional com 50% de desconto
• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: marcas principais. No segmento diluído optar por embalagens de 2 litros e no concentrado, por de 500 ml, além dos refis
• Premium/gourmet: marcas principais, e embalagens principais: diluídos, 2 litros; concentrados, 500 ml,1litro, 1,5 litro, refil. Além dos itens tradicionais, incluir fragrâncias diferenciadas e variantes para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais. No segmento diluído optar por 2 litros e no concentrado focar as embalagens de 500 ml, 1 litro e refis
• Hipermercados: colocar uma boa variedade de marcas entregando todos os tamanhos, as fragrâncias e os produtos para cuidados específicos
• Atacarejos: marcas principais. Em diluído optar por embalagens de 2 litros e 5 litros+, no segmento concentrado focar as embalagens de 1 litro e 1,5 litro, além dos refis
• Blocar os amaciantes concentrados e diluídos separadamente
• Organizar por tamanhos e tipos de embalagens, numa ordem de faixas de preços
• Os concentrados devem ser organizados por benefícios reconhecidos pela shopper: SKUs regulares que garantem a maciez, SKUs com fragrâncias hipoalergênicas e SKUs com fragrâncias mais fortes
• Maciez e rendimento são os benefícios reconhecidos pela shopper no segmento diluídos
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Comfort
- 2 Ypê
- 3 Downy
- 4 Mon Bijou
- 5 Fofo
- 6 Baby Soft
- 1 Comfort
- 2 Ypê
- 3 Downy
- 4 Fofo
- 5 Baby Soft
- 5 Mon Bijou
- 64,39 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
- Ypê 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
- Comfort LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
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