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Categoria

Fonte: Unilever (11) 3568-8000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

ÁRVORE DE DECISÃO; Apesar de haver menos troca de aroma do que de marca, há shoppers que não fazem troca do produto comprado devido à força da marca. Dessa forma, marca é o segundo critério; 80% não trocam o tamanho, mas a pesquisa qualitativa indica que esse atributo é relacionado com outros fatores

DICA DA CATEGORIA: Amaciantes tendem a ser menos lembrados pela shopper, portanto, é importante colocar a categoria próximo aos detergentes em pó e lava-roupas líquidos, seja no ponto natural ou extra


Fonte gráfico participação : Kantar 2019 – Consumer book Amaciantes
Fonte árvore de decisão: Dados de entrevista/ Base: Total dos compradores de amaciante / Total dos SKUs comprados de amaciante


• INICIATIVAS - As vendas online têm a necessidade de inovação constante e, por isso, comunicar claramente os benefícios dos produtos pode favorecer as vendas;
• Outro ponto, segundo a Unilever, é segmentar os descontos de acordo com o público. A empresa fez alguns testes com o shopper das classes A/B associando lançamentos aos benefícios do produto e concedendo desconto de 20% para a primeira compra. O desempenho em vendas foi superior ao de uma promoção tradicional com 50% de desconto

• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: marcas principais. No segmento diluído optar por embalagens de 2 litros e no concentrado, por de 500 ml, além dos refis
• Premium/gourmet: marcas principais, e embalagens principais: diluídos, 2 litros; concentrados, 500 ml,1litro, 1,5 litro, refil. Além dos itens tradicionais, incluir fragrâncias diferenciadas e variantes para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais. No segmento diluído optar por 2 litros e no concentrado focar as embalagens de 500 ml, 1 litro e refis
• Hipermercados: colocar uma boa variedade de marcas entregando todos os tamanhos, as fragrâncias e os produtos para cuidados específicos
• Atacarejos: marcas principais. Em diluído optar por embalagens de 2 litros e 5 litros+, no segmento concentrado focar as embalagens de 1 litro e 1,5 litro, além dos refis

• Blocar os amaciantes concentrados e diluídos separadamente
• Organizar por tamanhos e tipos de embalagens, numa ordem de faixas de preços
• Os concentrados devem ser organizados por benefícios reconhecidos pela shopper: SKUs regulares que garantem a maciez, SKUs com fragrâncias hipoalergênicas e SKUs com fragrâncias mais fortes
• Maciez e rendimento são os benefícios reconhecidos pela shopper no segmento diluídos

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Comfort
  • 2 Ypê
  • 3 Downy
  • 4 Mon Bijou
  • 5 Fofo
  • 6 Baby Soft
  • 1 Comfort
  • 2 Ypê
  • 3 Downy
  • 4 Fofo
  • 5 Baby Soft
  • 5 Mon Bijou
  • 64,39 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • Ypê 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Comfort LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

450

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Ypê
Procter & Gamble
Bombril
Gtex Brasil

OUTROS FORNECEDORES

ALES (Associação Londrinense de Empresários Supermercadistas)

(43) 3321-2608

redeales@gmail.com

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

sac@alpes.ind.br

Anhembi (Indústrias Anhembi Ltda)

(11) 2167-3200

www.anhembi.ind.br

trademarketing@anhembi.ind.br

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