Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
- Compartilhar:
- Enviar por Email
Categoria
Fonte: Reckitt Benckiser (11)3783-7000
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
- ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
- ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
- 4,31 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio de vendas 3% em valor
17% evolução cash & carry em valor Fonte: Retail Index Alvejantes 2018 vs 2019
Fonte gráfico participação: Retail Index Alvejantes 2019
• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: priorizar itens menores e os SKUs que mais vendem
• Premium/gourmet: sortimento completo, priorizando embalagens de alto giro na altura dos olhos
• Classes C/D/E: sortimento reduzido, priorizando embalagens refil na altura dos olhos
• Hipermercados: sortimento completo, priorizando embalagens maiores na altura dos olhos
• Atacarejos: sortimento completo, priorizando embalagens refil na altura dos olhos
• As ações mais utilizadas pela Reckitt Benckiser são: cross category, ao ativar itens para compra relacionada; banners de destaque na página da categoria; e home banners. A empresa também realiza ativação de search (busca) em que é possível escolher palavras que o consumidor digita no campo de busca do site para apresentar algum produto da RB disponível
• A empresa cria campanhas exclusivas para datas sazonais como Semana do Consumidor e Black Friday, nas quais utiliza todas as suas marcas nas imagens veiculadas na internet
• Posicionar ao lado de água sanitária o que, em média, eleva as vendas em 61%
• Também é possível expor ao lado de amaciante concentrado o que, em média, eleva a penetração do alvejante na cesta do consumidor em 16%
• Abrir exposição com marca líder, em bloco vertical de marcas
• De cima para baixo, iniciar com pré-lavagem, seguida de pó
• Finalizar com líquidos/gel
• Dentro da marca, da esquerda para a direita, iniciar com alvejantes para roupas brancas e, na sequência, roupas coloridas (60% do espaço é destinado para roupas coloridas e 40% destinado para roupas brancas)
• Se possível, deixar os itens de refil na altura dos olhos
Fonte exposição: Reckitt Benckiser e Shop Dunnhumby | Cesta Alvejantes 2019 + Vendas e Penetração Lojas Controladas Nov’18
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Vanish
- 2 Qboa
- 3 Brilhante
- 4 Candura
- 5 Tixan Ypê
- 6 Omo
- 1 Vanish *
- 2 Qboa
- 3 Candura
- 4 Brilhante
- 5 Brilux
- 6 Ypê
- 54,22 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
- Omo 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
- Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Aquafast (Aquafast Produtos de Limpeza e Higiene Ltda)
(54) 3443-4223
Barbarex (Barbarex Indústria Química Ltda)
(19) 3466-8888