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Categoria

Fonte: Reckitt Hygiene Comercial

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Lojas onde a exposição e o sortimento foram ajustados aos atributos da árvore de decisão cresceram quase 4x mais do que as que não fizeram as mudanças

EVOLUÇÃO DAS VENDAS: Em valor

• Total de canais: 3%
• Hiper: -7%
• Super: 0,2%
• C&C: 11% Fonte: Nielsen - YTD até Out 2021 vs YTD Out 2020

• Até 4 checkouts: priorizar marca referência de mercado, oferecendo itens de cada segmento. Foco nos formatos econômicos que atendam as compras de reposição e de menor desembolso
• Premium/gourmet: itens antibacterianos e da marca líder em todos os segmentos e em diferentes tamanhos, além de mais 1 ou 2 marcas. Isso para evitar ruptura nas de maior giro
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E e de proximidade: garantir itens dos diferentes segmentos, mas incentivando produtos de menor tamanho, especialmente os refis.
• Hipermercados: explorar o portfólio completo. Focar a marca referência e mais 1 ou 2 para dar opções de preço
• Atacarejos: focar embalagens de maior volume/tamanho, além dos packs promocionais. Porém sem deixar de oferecer a gama completa de segmentos

• NO E-COMMERCE
• Executar promoções com mais de uma unidade. Exemplo: 40% de desconto no segundo produto. A ideia é aumentar a cesta do consumidor
• Estabelecer ações de busca (banner busca, vitrine, itens patrocinados) com categorias correlatas, como amaciantes

• Alocar os tira-manchas sem cloro nas primeiras posições dos corredores da categoria de cuidados com as roupas
• Separar os itens de pré-tratamento, que são aqueles para manchas específicas. Dedicar, no máximo, 5% do espaço para eles, colocando-os no final da primeira prateleira
• Depois organizar por marca, iniciando com a líder de mercado
• Agrupar todos os produtos em pó nas prateleiras de cima (45% do espaço) e as versões gel/líquido nas prateleiras de baixo (50% do espaço)
• Expor primeiro as versões para roupas brancas e, na sequência, para roupas coloridas dentro de cada marca.
• Colocar os formatos em refil e embalagens de menor gramatura à altura dos olhos
• Para potencializar as vendas do segmento tira-manchas em barra, expor junto com o sabão em barra


Fonte gráfico participação Em valor: Nielsen - YTD até Out 2021

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Vanish **
  • 2 Tixan Ypê
  • 2 Brilhante
  • 3 Omo
  • 1 Vanish *
  • 2 Brilhante
  • 3 Qboa
  • 4 Tixan Ypê
  • 64,89 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Vanish 9,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

358

NÚMERO DE RESPONDENTES

Reckitt
Unilever Brasil
Anhembi
Ypê
Candura

OUTROS FORNECEDORES

Aquafast (Aquafast Produtos de Limpeza e Higiene Ltda)

(54) 3443-4223

www.aquafast.com.br

aquafast@aquafast.com.br

Barbarex (Barbarex Indústria Química Ltda)

(19) 3466-8888

www.barbarex.com.br

barbarex@barbarex.com.br

Bombril (Bombril S/A)

(11) 4366-1001

www.bombril.com.br

fale@bombril.com.br

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