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Categoria
Fonte: Reckitt Hygiene Comercial
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Lojas onde a exposição e o sortimento foram ajustados aos atributos da árvore de decisão cresceram quase 4x mais do que as que não fizeram as mudanças
EVOLUÇÃO DAS VENDAS: Em valor
• Total de canais: 3%• Hiper: -7%
• Super: 0,2%
• C&C: 11% Fonte: Nielsen - YTD até Out 2021 vs YTD Out 2020
• Até 4 checkouts: priorizar marca referência de mercado, oferecendo itens de cada segmento. Foco nos formatos econômicos que atendam as compras de reposição e de menor desembolso
• Premium/gourmet: itens antibacterianos e da marca líder em todos os segmentos e em diferentes tamanhos, além de mais 1 ou 2 marcas. Isso para evitar ruptura nas de maior giro
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E e de proximidade: garantir itens dos diferentes segmentos, mas incentivando produtos de menor tamanho, especialmente os refis.
• Hipermercados: explorar o portfólio completo. Focar a marca referência e mais 1 ou 2 para dar opções de preço
• Atacarejos: focar embalagens de maior volume/tamanho, além dos packs promocionais. Porém sem deixar de oferecer a gama completa de segmentos
• NO E-COMMERCE
• Executar promoções com mais de uma unidade. Exemplo: 40% de desconto no segundo produto. A ideia é aumentar a cesta do consumidor
• Estabelecer ações de busca (banner busca, vitrine, itens patrocinados) com categorias correlatas, como amaciantes
• Alocar os tira-manchas sem cloro nas primeiras posições dos corredores da categoria de cuidados com as roupas
• Separar os itens de pré-tratamento, que são aqueles para manchas específicas. Dedicar, no máximo, 5% do espaço para eles, colocando-os no final da primeira prateleira
• Depois organizar por marca, iniciando com a líder de mercado
• Agrupar todos os produtos em pó nas prateleiras de cima (45% do espaço) e as versões gel/líquido nas prateleiras de baixo (50% do espaço)
• Expor primeiro as versões para roupas brancas e, na sequência, para roupas coloridas dentro de cada marca.
• Colocar os formatos em refil e embalagens de menor gramatura à altura dos olhos
• Para potencializar as vendas do segmento tira-manchas em barra, expor junto com o sabão em barra
Fonte gráfico participação Em valor: Nielsen - YTD até Out 2021
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Vanish **
- 2 Tixan Ypê
- 2 Brilhante
- 3 Omo
- 1 Vanish *
- 2 Brilhante
- 3 Qboa
- 4 Tixan Ypê
- 64,89 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
- Vanish 9,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
- Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
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OUTROS FORNECEDORES
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