Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: RB (Reckitt Benckiser) (11)3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Quando posicionada ao lado de amaciante concentrado, a categoria de alvejantes tem, na média, um aumento de penetração de 6% nas cestas dos consumidores
• Segundo a Reckitt, é importante que alvejantes não sejam posicionados ao lado de água sanitária pois, segundo a fabricante, 80% dos lares brasileiros utilizam água sanitária no banheiro, e cada vez menos usam como solução para retirada de manchas
• Alvejantes em barra, no entanto, devem ser posicionados na mesma gôndola de sabão em barra

A frequência média de compra de alvejante em pó é de 1,2 vez ao ano, enquanto o alvejante líquido é adquirido 3,5 vezes por ano, de acordo com dados Nielsen

EVOLUÇÃO DAS VENDAS POR FORMATO DE LOJA

• Super: 3,7% volume / 4,2% valor
• Hiper: -8,8% volume / -5,9% valor
• Atacarejo: 17% volume / 14,4% valor Fonte: Nielsen Scantrack MAT’18 / Out’18 / T. Brasil / Reckitt Benckiser

• A melhor localização da categoria, segundo a Reckitt, é no corredor de lavagem de roupa, ao lado de amaciante concentrado
• O primeiro passo é formar um bloco vertical de marcas, abrindo com a líder
• De cima para baixo, inicie com o segmento de pré-lavagem, seguido de pó e finalizando com líquidos/gel
• Dentro de cada marca, da esquerda para a direita, inicie com alvejantes para roupas brancas e, na sequência, para roupas coloridas (60% do espaço da marca)


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Vanish *
  • 2 Qboa
  • 3 Candura
  • 4 Brilhante
  • 5 Brilux
  • 6 Ypê
  • 1 Vanish *
  • 2 Brilhante Utile
  • 3 Qboa
  • 4 Brilux
  • 4 Tixan Ypê
  • 5 Candura
  • 65 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • Qboa 8,8 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

418

NÚMERO DE RESPONDENTES

Reckitt
Anhembi
Candura
Unilever Brasil
Raymundo da Fonte

OUTROS FORNECEDORES

Barbarex (Barbarex Indústria Química Ltda)

(19) 3466-8888

www.barbarex.com.br

barbarex@barbarex.com.br

Bombril (Bombril S/A)

(11) 4366-1001

www.bombril.com.br

fale@bombril.com.br

Búfalo (Búfalo Indústria e Comércio de Produtos Químicos Ltda)

(11) 4785-2000

www.produtosbufalo.com.br

vendas@produtosbufalo.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade