Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Reckitt Benckiser (11)3783-7000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2019
  • ND Evolução % do volume de vendas (2018/2019)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2018/2019
  • 4,31 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio de vendas 3% em valor

17% evolução cash & carry em valor Fonte: Retail Index Alvejantes 2018 vs 2019
Fonte gráfico participação: Retail Index Alvejantes 2019


• Até 4 checkouts e Lojas de proximidade: priorizar itens menores e os SKUs que mais vendem
• Premium/gourmet: sortimento completo, priorizando embalagens de alto giro na altura dos olhos
• Classes C/D/E: sortimento reduzido, priorizando embalagens refil na altura dos olhos
• Hipermercados: sortimento completo, priorizando embalagens maiores na altura dos olhos
• Atacarejos: sortimento completo, priorizando embalagens refil na altura dos olhos

• As ações mais utilizadas pela Reckitt Benckiser são: cross category, ao ativar itens para compra relacionada; banners de destaque na página da categoria; e home banners. A empresa também realiza ativação de search (busca) em que é possível escolher palavras que o consumidor digita no campo de busca do site para apresentar algum produto da RB disponível
• A empresa cria campanhas exclusivas para datas sazonais como Semana do Consumidor e Black Friday, nas quais utiliza todas as suas marcas nas imagens veiculadas na internet

• Posicionar ao lado de água sanitária o que, em média, eleva as vendas em 61%
• Também é possível expor ao lado de amaciante concentrado o que, em média, eleva a penetração do alvejante na cesta do consumidor em 16%
• Abrir exposição com marca líder, em bloco vertical de marcas
• De cima para baixo, iniciar com pré-lavagem, seguida de pó
• Finalizar com líquidos/gel
• Dentro da marca, da esquerda para a direita, iniciar com alvejantes para roupas brancas e, na sequência, roupas coloridas (60% do espaço é destinado para roupas coloridas e 40% destinado para roupas brancas)
• Se possível, deixar os itens de refil na altura dos olhos


Fonte exposição: Reckitt Benckiser e Shop Dunnhumby | Cesta Alvejantes 2019 + Vendas e Penetração Lojas Controladas Nov’18

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Vanish
  • 2 Qboa
  • 3 Brilhante
  • 4 Candura
  • 5 Tixan Ypê
  • 6 Omo
  • 1 Vanish *
  • 2 Qboa
  • 3 Candura
  • 4 Brilhante
  • 5 Brilux
  • 6 Ypê
  • 54,22 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
  • Omo 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
  • Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.445 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

489

NÚMERO DE RESPONDENTES

Reckitt
Anhembi e Unilever Brasil
3 º Posição em 2019
Candura
Ypê

OUTROS FORNECEDORES

Aquafast (Aquafast Produtos de Limpeza e Higiene Ltda)

(54) 3443-4223

www.aquafast.com.br

aquafast@aquafast.com.br

Barbarex (Barbarex Indústria Química Ltda)

(19) 3466-8888

www.barbarex.com.br

barbarex@barbarex.com.br

Bombril (Bombril S/A)

(11) 4366-1001

www.bombril.com.br

fale@bombril.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade