Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Categoria
Fonte: P&G (11) 4572-2727
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
- ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
- ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
- 5,45 Variação % IPCA
30% a 40% é a margem de lucro
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio das vendas em valor é de 11 pp a 21 pp Fonte: P&G/GC em farmácias e atacarejos/pontos percentuais
EVOLUÇÃO DAS VENDAS EM VALOR
• Super: 1,6%• Hiper: -2,1%
• Atacarejo: 21,5%
• Desenvolver cesta premium com promoções “mais por menos”. No online, o tíquete médio de cuidados com os cabelos é de R$ 100
• Premium/gourmet: versões dos top benefícios das marcas líderes nos segmentos de alta performance e premium. Categoria completa. Ter sempre os lançamentos e inovações
• Hipermercados: marcas que atendem o maior número possível de benefícios do segmento familiar e alta performance. Categoria completa. Ter sempre lançamentos e inovações
• Lojas de proximidade: versões dos top benefícios das marcas líderes do segmento básico, alta performance e premium. Categoria completa. Ter sempre lançamentos e inovações
• Atacarejos: marcas que atendem o maior número possível de benefícios do segmento familiar e alta performance. Categoria completa. Ter sempre lançamentos e inovações
• Usar CRM para divulgar inovações e lançamentos aos consumidores da categoria
• Incentivar consumo de tratamentos, que correspondem a mais de 50% da categoria no e-commerce
• Desenvolver cesta premium com promoções “mais por menos”. No online, o tíquete médio de cuidados com os cabelos é de R$ 100
• Separar por performance e blocar por marcas, sempre expondo todas as linhas: shampoo, condicionador, tratamentos e finalizadores
• Destacar os lançamentos à altura dos olhos. As inovações respondem por mais de 60% do crescimento da categoria. Por isso é chave estar visível para o consumidor
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Seda *
- 2 Pantene
- 3 Dove
- 4 Elseve
- 5 Palmolive
- 6 Tresemmé
- 1 Seda *
- 2 Pantene
- 3 Palmolive
- 4 Elseve
- 5 Monange
- 6 Dove
- 7 Tresemmé
- 59,42 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2019
- Dove 8,5 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2019 - pp(1)
- Seda LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Akua Cosmeticos (AKUA INDUSTRIA, COMERCIO, IMPORTACAO E EXPORTACAO DE COSMETICOS LTDA )
(11) 3901-9200
Amma Terra Cosméticos (INTER AMMA COMERCIO DE COSMETICOS E PRODUTOS NATURAIS LTDA)
(21) 3073-2120
BeautyColor Company (Bonyplus Ind. Com. Imp. e Exp. de Cosméticos Ltda)
(41) 2103-9000