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Categoria

Fonte: Sinter Futura

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

  • Por benefício, alinhado à régua de preços, que segue a ordem: antibac, glicerinados, hidratantes, perfumados e básicos
  • Até 4 checkouts: 30 SKUs (30% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes, Básico e Antibac
     
  • Premium/gourmet: 40 SKUs (45% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes, Antibac e Glicerinados
     
  • Lojas de vizinhança para as classes C/D/E: 30 SKUs (34% de cobertura na categoria) – Foco em Perfumados, Hidratantes e Básico
     
  • Hipermercados: 100 SKUs (70% de cobertura na categoria) – Todos os segmentos
     
  • Lojas de proximidade: 20 SKUs (25% de cobertura na categoria) - todos os segmentos
     
  • Atacarejos: 120 SKUs (80% de cobertura na categoria) – Todos os segmentos
  • Montar packs exclusivos que não podem ser feitos nas lojas físicas e direcionar as ofertas de acordo com o público-alvo de cada segmento

20% a 25% margem média de lucro da categoria
 

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS

  • Crescimento de 10% acima do mercado
  • O varejista deve encarar a categoria como uma de destino, mas com capacidade de gerar margem
     
  • A categoria tem praticamente 100% de penetração nos lares e leva os clientes para o corredor de higiene pessoal, porém com baixa troca de PDV por questões de preço. Por isso, são desnecessárias promoções superagressivas que não geram volume incremental
    ?
  • Garantir que o sortimento tenha os itens mais vendidos de uma quantidade maior de marcas. No caso de sabonetes, o varejista deve buscar o melhor portfólio dentro de um mix maior de marcas

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Lux
  • 2 Dove
  • 3 Palmolive
  • 4 Protex
  • 5 Nivea
  • 6 Francis
  • 1 Lux *
  • 2 Dove
  • 3 Palmolive
  • 4 Protex
  • 5 Nivea
  • 61,8 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
  • Dove 5,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA + Ecossistema de Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.799 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

523

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Colgate-Palmolive
Nivea e Flora
Ypê

OUTROS FORNECEDORES

A. R. J. (A. R. J. Chemicals do Brasil Ltda)

mardine@callnet.com.br

Alpes (Produtos Químicos Orion S/A)

(43) 3420-8000

www.alpes.ind.br

mktcom@alpes.ind.br

Augusto Caldas (Indústria de Sabonetes Augusto Caldas Ltda)

(21) 2409-6989

www.augustocaldas.com.br

industriasabonetes@gmail.com

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