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Categoria
Fonte: Condor
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
DICAS
• A fidelidade à marca em escovas dentais é baixa. Apenas 22% dos shoppers fazem compras recorrentes, enquanto 47% variam e experimentam outras marcas. Portanto, o sortimento deve responder a esse comportamento• 30% dos shoppers não planejam a compra de escovas: a exposição em pontos extras colabora para que ele lembre que está na hora de trocar
• Os promopacks também são importantes para aumentar o ticket médio da categoria. Eles aumentam o consumo da categoria, por antecipar a troca
• Convém criar ofertas de cremes com escovas dentais, pois os cremes são geradores de fluxo
• Mix com alguma diversidade de marcas
• Cerdas na proporção de macia (60%), média (30%) e extramacia (10%)
• Ter produtos de todas as subcategorias: preço baixo, preço intermediário, premium e super premium
• Mesmo nos pequenos varejos há espaço para itens de alto valor agregado
• Fundamental a presença dos promopacks Leve e Pague, responsáveis por mais da metade do volume da categoria e em crescimento
• NO E-COMMERCE
• Recomenda-se adotar campanhas em mídias digitais, tanto de engajamento como de sorteio de prêmios.
• Uma nova oportunidade é a geolocalização agregada ao cadastro de clientes, o que permite direcionar produtos e ofertas personalizados. A estratégia permite lembrar ao consumidor o momento certo de trocar a escova
• A partir do fluxo da gôndola, começar com os fios dentais, escovas dentais super premium e, então, premium e intermediárias
• Na parte de baixo da gôndola, o segmento básico (popular)
• As escovas infantis devem ficar ao lado das de adultos ou em exposição dupla com outros itens da categoria infantil, como fraldas e puericultura leve
• As escovas dentais devem ficar próximas de creme e gel dental, pois os itens geradores de fluxo para os produtos de higiene bucal são o creme e o gel dental
• A execução do planograma verticalizado por marca seguindo a disposição por faixa de preços influencia na decisão do shopper
Fonte gráfico participação Em valor: Scanntech - Jan'20 à Nov'21
Fonte gráfico participação Em volume: Scanntech - Jan'20 à Nov'21
Fonte árvore de decisão: Instituto Qualibest 2021 – Estudo Higiene Bucal
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Colgate *
- 2 Oral-B
- 3 Condor
- 4 Reach
- 1 Colgate *
- 2 Oral-B *
- 3 Condor
- 4 Reach
- 85,57 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
- Condor 3,5 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
- Colgate LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
Top Fornecedores
NÚMERO DE RESPONDENTES
OUTROS FORNECEDORES
Alimentos Wilson (Alimentos Wilson Ltda)
(18) 3941-9000
Belliz Company (Belliz Ind. e Com. de Importações e Exportações Eireli)
(11) 3371-9599
Climaco Group (Climaco Com. Imp. e Exp. de Cosméticos Ltda - EPP)
(11) 3032-3903