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Categoria

Fonte: Condor

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

DICAS

• A fidelidade à marca em escovas dentais é baixa. Apenas 22% dos shoppers fazem compras recorrentes, enquanto 47% variam e experimentam outras marcas. Portanto, o sortimento deve responder a esse comportamento
• 30% dos shoppers não planejam a compra de escovas: a exposição em pontos extras colabora para que ele lembre que está na hora de trocar
• Os promopacks também são importantes para aumentar o ticket médio da categoria. Eles aumentam o consumo da categoria, por antecipar a troca
• Convém criar ofertas de cremes com escovas dentais, pois os cremes são geradores de fluxo

• Mix com alguma diversidade de marcas
• Cerdas na proporção de macia (60%), média (30%) e extramacia (10%)
• Ter produtos de todas as subcategorias: preço baixo, preço intermediário, premium e super premium
• Mesmo nos pequenos varejos há espaço para itens de alto valor agregado
• Fundamental a presença dos promopacks Leve e Pague, responsáveis por mais da metade do volume da categoria e em crescimento

• NO E-COMMERCE
• Recomenda-se adotar campanhas em mídias digitais, tanto de engajamento como de sorteio de prêmios.
• Uma nova oportunidade é a geolocalização agregada ao cadastro de clientes, o que permite direcionar produtos e ofertas personalizados. A estratégia permite lembrar ao consumidor o momento certo de trocar a escova

• A partir do fluxo da gôndola, começar com os fios dentais, escovas dentais super premium e, então, premium e intermediárias
• Na parte de baixo da gôndola, o segmento básico (popular)
• As escovas infantis devem ficar ao lado das de adultos ou em exposição dupla com outros itens da categoria infantil, como fraldas e puericultura leve
• As escovas dentais devem ficar próximas de creme e gel dental, pois os itens geradores de fluxo para os produtos de higiene bucal são o creme e o gel dental
• A execução do planograma verticalizado por marca seguindo a disposição por faixa de preços influencia na decisão do shopper


Fonte gráfico participação Em valor: Scanntech - Jan'20 à Nov'21
Fonte gráfico participação Em volume: Scanntech - Jan'20 à Nov'21
Fonte árvore de decisão: Instituto Qualibest 2021 – Estudo Higiene Bucal

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Colgate *
  • 2 Oral-B
  • 3 Condor
  • 4 Reach
  • 1 Colgate *
  • 2 Oral-B *
  • 3 Condor
  • 4 Reach
  • 85,57 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Condor 3,5 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Colgate LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

517

NÚMERO DE RESPONDENTES

Colgate-Palmolive
Procter & Gamble
Condor
Johnson & Johnson
Arcom

OUTROS FORNECEDORES

Alimentos Wilson (Alimentos Wilson Ltda)

(18) 3941-9000

www.alimentoswilson.com.br

comunicacoes@alimentoswilson.com.br

Belliz Company (Belliz Ind. e Com. de Importações e Exportações Eireli)

(11) 3371-9599

www.bellizcompany.com.br

marcelo.omi@bellizcompany.com.br

Climaco Group (Climaco Com. Imp. e Exp. de Cosméticos Ltda - EPP)

(11) 3032-3903

www.grupoclimaco.com.br

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