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Fonte: P&G (11) 4572-2727

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

30% a 40% é a margem de lucro

DICAS

• Converter mais consumidores para os segmentos mais rentáveis – de 2 para 3 lâminas ou de descartáveis para sistemas por meio de exposição correta, packs, comunicação, ofertas. O mesmo para estimular as mulheres a comprar lâminas femininas
• Confinamento dos produtos, por medo de furtos, continua significando perda do potencial de vendas: 50% no caso de sistemas e 20% no caso de lâminas. Além disso, 65% dos furtos ocorrem antes de os produtos chegarem à gôndola

• Até 4 checkouts: sistemas com 3 lâminas (aparelhos e cargas), descartáveis com 3 e 2 lâminas, item de entrada
• Premium/gourmet: aparelhos elétricos, packs completos(aparelho + cargas + preparos), sistemas com 5 e 3 lâminas (foco em embalagens com 4 ou mais unidades), descartáveis com 3 e 2 lâminas
• Classes C/D/E: sistemas com 5 e 3 lâminas, descartáveis com 3 e 2 lâminas, item de entrada com packs Leve Pague
• Lojas de proximidade/Hipermercados: sistemas com 5 e 3 lâminas (foco em embalagens com 4 ou mais unidades), packs completos, descartáveis com 3 e 2 lâminas, item de entrada com packs Leve Pague
• Atacarejos: sistemas com 3 lâminas, descartáveis com 3 e 2 lâminas, item de entrada com packs Leve Pague

• Para obter bons resultados, a P&G recomenda um sortimento diversificado, com destaque para os tamanhos maiores. Sugere seguir a árvore de decisão, lembrando que no online 90% dos shoppers olham somente para as 10 primeiras opções. Vale também dar ênfase ao principal benefício de cada tipo de produto e explorar as sazonalidades (Dia dos Pais, Natal) com os packs completos. Ações de impulso são bem-vindas, por meio de popups, anúncios na página inicial e sugestão de compra no momento do checkout

• Blocar os aparelhos por cores, começando a gôndola com os produtos mais premium (cinco lâminas) e terminando com as marcas mais baratas (1 ou 2 lâminas)
• Sistemas devem ficar na parte superior e descartáveis, na parte inferior
• Colocar embalagens maiores acima das embalagens de menor quantidade
• Manter quantidade suficiente de ganchos para expor todo o sortimento, evitar ruptura e estimular o trade up entre os segmentos. Lojas que possuem no mínimo 74 ganchos vendem em média 35% mais do que lojas com menor quantidade de ganchos


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