Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Coca-Cola (11) 2559-1100

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVORE DE DECISÃO: Crescimento médio das vendas, dependendo do perfil da rede em valor - 7% a 16%


• Premium/gourmet: lançamentos, embalagem de vidro e itens de baixa caloria. Produto mais vendido: embalagem de 1,5 litro
• Classes C/D/E: ênfase nos de até 600 ml para consumo imediato e retornáveis
• Hipermercados: sortimento mais amplo
• Lojas de proximidade: priorizar embalagens individuais e gôndola refrigerada. Alta demanda de tônicas para combinar com destilados
• Atacarejos: multipacks de individuais e packs de 4 e 6 unidades tamanho família

• Ter estrutura mercadológica no site/app tal como a da loja física
• Trazer combinações ideais para diferentes ocasiões: refeições, lanches, etc.

• Iniciar com refrigerantes especiais: naturais, vidro de 250 ml e lançamentos disruptivos
• Seguir com os produtos individuais (embalagens até 600 ml)
• Começar com a versão regular, seguida do segmento baixa caloria (sem açúcar e zero)
• Destinar 30% do espaço a baixa caloria e 70% a regular
• Na vertical, posicionar itens mais caros acima e mais baratos abaixo
• Na primeira prateleira superior seguir a ordem por tamanho: 600 ml, 350 ml e 250 a 269 ml. Os packs desses produtos ficam nas últimas prateleiras, ocupando 50% do espaço
• Na área para o consumo familiar, colocar os produtos no sentido horizontal, partindo das embalagens menores para as maiores no sentido do fluxo
• Marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata, portanto, recomenda-se agrupá-las, das marcas mais vendidas para as menos vendidas
• Inicia-se e termina-se o fluxo com as categorias de maior giro


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Coca-Cola *
  • 2 Guaraná Antarctica *
  • 3 Pepsi
  • 4 Fanta
  • 1 Coca-Cola **
  • 2 Guaraná Antarctica
  • 3 Fanta
  • 4 Pepsi
  • 87,71 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2020
  • Guaraná Antarctica 12,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2020 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

499

NÚMERO DE RESPONDENTES

Coca-Cola Brasil
Ambev
Pepsi-Cola PepsiCo
Heineken Brasil
Refrigerantes Convenção

OUTROS FORNECEDORES

Água da Serra (Água da Serra Industrial de Bebidas Ltda)

(48) 3651-2500

www.aguadaserra.com.br

sac@aguadaserra.com.br

Agua Mineral D'Fonte (Águas Minerais Rolândia - Eireli )

(43) 3255-1088

Água Mineral Sarandi (Águas Minerais Sarandi Ltda)

(54) 3369-1200

www.fontesarandi.com.br

vendas@fontesarandi.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade