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Categoria

Fonte: Coca-Cola (11) 4673-8086

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

• A Coca-Cola recomenda iniciar a categoria com refrigerantes especiais, como as versões naturais, seguidos dos itens em embalagem de vidro de 250 ml e lançamentos
• Na sequência vêm os produtos individuais, em embalagens de até 600ml. Este bloco deve representar 40% do espaço total da categoria
• Iniciar com a versão regular e, ao lado, os refrigerantes sem açúcar (ou zero). A distribuição deve ser de 30% para os itens sem açúcar e de 70% para versões regulares
• Itens mais caros devem ser posicionados acima, no sentido vertical até chegar aos mais baratos. Na primeira prateleira superior ficam as embalagens de 600 ml, depois as de 350 ml e 250 a 269 ml. Os packs desses produtos ficam nas últimas prateleiras, ocupando 50% do espaço destinado aos individuais
• No espaço dos refrigerantes familiares, que deve representar 60% do total da categoria, comece no sentido horizontal com embalagem de menor litragem para maior litragem, no sentido do fluxo: 1L, 1,5L, 2L, 2,5L e 3L Packs devem ocupar 25% desse espaço
• Uma orientação geral para a categoria é que marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata, portanto a recomendação é agrupá-las dentro do grupo defabricantes, iniciando com as marcas mais vendidas até as menos vendidas



Fonte árvore de decisão: Coca-Cola/ MC15 Envirosell – 2018


• Refeição é a principal ocasião de consumo do produto, seguida dos lanches. Portanto, oferecer o produto em combos com lanches e refeições rápidas, como pizzas ou lasanhas congeladas, é ótima alternativa para elevar o tíquete médio
• Na loja, gôndola é o local mais importante, com 65% de importância na venda, depois vêm as geladeiras, com 30% de representatividade
• Ter uma experiência de compra melhor, com organização na gôndola, é bastante valorizado
• Oferecer inovações e novos itens servem como atrativo para explorar a categoria

14 a 15 milhões de reais é o faturamento da categoria em 2018 Fonte: Empresas e entidades de classe com base em dados Nielsen

3,3 vezes/mês é a frequência média de compra pelo shopper

7,2 reais é o tíquete médio por compra, resultado da aquisição de uma média de 3 itens por ocasião

21% da população é apaixonada por refrigerantes e faz 55% do volume da categoria

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 79 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • ND MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • ND LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

426

NÚMERO DE RESPONDENTES

Coca-Cola Brasil
Ambev
Pepsi-Cola PepsiCo
Heineken Brasil
Guaraná Mineiro
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