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Categoria

Fonte: Red Bull (11) 3016-2855

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A categoria de energéticos pertence ao grupo de bebidas funcionais e deve ser exposta junto aos segmentos de hidratação, como isotônicos, águas e água de coco. Pela refrescância, também vale expor perto de sucos e refrigerantes
• O primeiro passo, segundo a Red Bull, é segmentar os dois formatos de embalagem: latas e PETs. Isso porque eles atendem diferentes necessidades de consumo
• Em seguida agrupe os itens por marca, pois isso melhora a organização da gôndola, explora suas identidades visuais e facilita o processo de escolha do shopper
• Organizar marcas na horizontal é o mais recomendado, pois aumenta o nível de interação dos shoppers, possibilitando visão mais ampla da categoria por parte de quem circula pelo corredor
• Privilegiar os principais itens é outra ação importante em uma categoria concentrada em poucos SKUs e marcas. Normalmente os itens expostos são referência da categoria, por essa razão é necessário reforçar a disponibilidade e a visibilidade
• Garanta a presença das inovações, como itens sem açúcar e saborizados, pois eles possuem alta fidelidade, além de serem alavancas para recrutar novos consumidores à categoria
• Explorar elementos visuais é outra recomendação da Red Bull, e tem como objetivo estimular a lembrança da categoria para alavancar a compra por impulso


Fonte gráfico participação : Red Bull /Nielsen Scantrack YTD 18’ (Jan a Nov)


• Disponibilizar a lata gelada aumenta a compra por impulso e ajuda a desenvolver novas ocasiões de consumo
• O crescimento da categoria tem gerado aumento da ruptura em loja, principalmente em momentos sazonais. Evite o problema reforçando o abastecimento de acordo com histórico de vendas e o potencial da categoria
• Dentro do formato lata, tem crescido a procura por itens sem açúcar e saborizados


Classes A/B: Privilegie o segmento de latas e reforce a disponibilidade das inovações, como variantes sem açúcar e saborizadas das marcas líderes


Classes C/D/E: Com esse perfil de público é fundamental explorar os benefícios dos diferentes formatos e tamanhos de embalagem. 250 ml: funciona como entrada do shopper para a categoria, assumindo um papel de experimentação e, consequentemente de fidelização. Já a embalagem de 500 ml é opção para shoppers que já consomem a categoria e precisam de um maior volume com melhor custo x benefício. Por fim, o formato PET atende exclusivamente as ocasiões de consumo compartilhado, principalmente para o público jovem

O shopper da categoria privilegia locais que tenham suas marcas e segmentos preferidos; a ausência do produto desejado pode fazer com que ele troque de ponto de venda

12,4% é a evolução no volume de vendas nos supermercados

11,7% é a evolução no volume de vendas no atacarejo

3,7% é a Evolução no volume de vendas nos hiper Fonte: Red Bull /Nielsen Scantrack YTD 18’ (Jan a Nov)

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Red Bull **
  • 2 Monster
  • 3 TNT
  • 4 Burn
  • 5 Fusion
  • 1 Red Bull **
  • 2 Monster
  • 3 TNT
  • 4 Burn
  • 5 Fusion
  • 76 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • Red Bull 5,5 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • Red Bull LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

338

NÚMERO DE RESPONDENTES

Red Bull
Coca-Cola FEMSA Brasil
Grupo Petrópolis
Matte Leão
Ambev

OUTROS FORNECEDORES

101 do Brasil (101 do Brasil Indl. Ltda. EPP)

(47) 3463-5005

www.101dobrasil.com.br

mauricio@101dobrasil.com.br

AB Mix (AB Mix Ind. e Com. de Alims. Ltda)

(62) 3539-1100

www.onepower.com.br

comercial@onepower.com.br

Alimport (Alimport do Brasil Ltda)

(11) 3392-2202

www.alimport.com.br

alimport@alimport.com.br

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