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Categoria

Fonte: Natural One

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

DICA

• Os sucos integrais naturais trazem maior margem para o varejista e estão em crescimento contínuo devido ao apelo saudável. Portanto é preciso dar maior espaço a esse segmento. Hoje, a proporção destinada a sucos e marcas, que já não correspondem à preferência de boa parte dos consumidores, continua elevada. É importante rever e analisar o crescimento de cada segmento e não olhar a categoria “sucos” como se fosse um bloco único e fechado

• Até 4 checkouts: sabor uva no ponto natural e sabor laranja no refrigerado não podem faltar. Embalagens de 1 litro costumam ter boa saída
• Premium/gourmet: maior capilaridade em sabor, além de sucos com mais de uma fruta e que trazem funcionalidade, como o Detox
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: sabor uva no ponto natural e sabor laranja no refrigerado não podem faltar, mas é importante oferecer outras opções. É melhor ter menos marcas e mais sabores
• Hipermercados: sortimento completo. Nesse formato, vale a pena ter outras áreas de exposição:para o café da manhã e em ilhas de alto fluxo
• Lojas de proximidade: maior espaço para sucos de tamanho menor e sucos refrigerado
• Atacarejos: tamanhos maiores de 1l são o foco, assim como os menores de 300 ml, para revendas e lanchonetes

• NO E-COMMERCE
• Focar os sabores mais procurados: laranja no refrigerado e uva no ponto natural
• A compra de e-commerce favorece o abastecimento e, portanto, a oferta de tamanhos maiores merece destaque

• Colocar o produto 100% natural tanto na área de sucos prontos quanto na de refrigerados
• No ponto natural de sucos, abrir com os de uva em vidro e os sucos integrais
• Em seguida, colocar os sucos 100% até 80%
• E, na sequência, os néctares que podem ter até 30% de suco
• Depois dos néctares, vêm os refrescos, com 5% a 7% de suco, os xaropes e concentrados e as bebidas à base de soja


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