Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Cantu Importadora

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: 26% de aumento nas vendas das lojas que seguem a árvore contra as que não seguem

EVOLUÇÃO DE VENDAS EM VALOR 2020 x 2021: 11,8%

DICAS

• É importante entender o perfil de cada cliente para ter um mix eficiente: conhecer a Origem mais vendida, a Uva mais aceita e o tipo de vinho que mais agrada na sua região, tinto, branco ou rosê.
• Produtos bem expostos, limpos e precificados com clareza também fazem toda a diferença

• Até 4 checkouts | Hipermercados | Atacarejos: vinhos de entrada, intermediários e premium
• Premium/gourmet: vinhos intermediários e premium
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E | Lojas de proximidade: vinhos de entrada e intermediários

• NO E-COMMERCE
• Segundo a Cantu, o primeiro passo é conhecer profundamente o shopper para ajustar o sortimento às suas preferências
• A importadora também sugere enriquecer a experiência do shopper com uma boa foto do SKU e com mais informações sobre o rótulo: país de origem, tipo de uva e dicas de harmonização

• Vinhos devem ficar na adega ou no corredor de bebidas alcoólicas. Mas em alguns casos, um ponto extra estratégico pode agregar vendas com maior rentabilidade
• Agrupar os produtos de acordo com tipo, faixa de preço e posicionamento de marca
• As prateleiras inferiores devem receber os vinhos de entrada, com preço baixo e maior market share. Na linha dos olhos, são posicionados rótulos intermediários, com maior margem e rentabilidade. E a última fica para vinhos premium de margem ainda maior
• O vinho rosé está crescendo muito, é importante ter o espaço adequado. Junto com o branco, representam mais de 20% da categoria. Devem abrir o fluxo de exposição


Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade