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Categoria

Fonte: Edição de Categorias 2020 (Ambev) (11) 2122-1200

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2020
  • ND Evolução % do volume de vendas (2019/2020)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2019/2020
  • 5,45 Variação % IPCA

ATENÇÃO: Defina sempre o sortimento com base no perfil da loja e do shopper da sua região. Ter excesso de itens é tão prejudicial quanto ter ruptura em ativações, como degustação, packs de presentes, etc.

DICAS

• O trade up acontece a partir de gôndola organizada, pontos extras corretos e uso de comunicação. Para diminuir o peso do preço na escolha do shopper, aposte em ativações, como packs de presentes
• Deixe nos pontos extras os SKUs de alto giro em promoção ou os itens alvo de crescimento de vendas
• As cervejas possuem em média 5% do espaço, mas chegam a representar 9% do faturamento de uma loja. O espaço reduzido é uma das principais causas de ruptura, além de dificultar a operação da loja, pois demanda reposições constantes durante o dia
• Dentro da categoria é muito importante a exposição unitária, já que mais de 60% das cestas incluem até seis unidades. Apesar disso, ter packs ajuda no aumento da cesta de compras
• Oferecer a cerveja gelada, principalmente em refrigeradores próximos aos checkouts, eleva as vendas por impulso e atende as pessoas que querem consumo imediato


B/C/D: no segmento premium, apostar nos SKUs de maior volume de mercado e com uma média de preço próxima à da principal marca pilsen. Embalagens de baixo desembolso, porém elevado R$/litro (latas 269 ml, por exemplo) impulsionam o shopper ao trade up. Promoções de itens unitários (de $$ por $) também facilitam o movimento de trade up. O importante é aumentar o valor da cesta de compras, com SKUs mais rentáveis


A/AA: é essencial ter uma variedade grande de embalagens das principais marcas. Essa variedade ajuda a aumentar a penetração em diferentes ocasiões de consumo. Nos SKUs principais, realizar promoções para aumento da cesta de compras (6 por 5, por exemplo). Nas cervejas especiais de entrada (Pilsen e Weiss de marcas nacionais), apostar nas promoções com foco em experimentação


• Até 4 checkouts, classes C/D/E : oferecer marcas líder e vice-líder de cada segmento, com exceção das especiais, que devem trazer apenas a marca principal. Focar os principais estilos Pilsen e Weiss. Optar ainda por pequena variação de embalagens.No segmento valor e core oferecer dois tipos de latas; no premium, long neck e uma lata
• Premium/gourmet: no segmento premium, focar as principais marcas com os três principais SKUs de cada uma. Em especiais, focar os estilos Pilsen e Weiss das principais marcas. Oferecer variedade de estilos – IPA, Pale Ale, Wit, Golden Ale, apostando na principal marca. No segmento Pilsen, garantir as marcas líder e vice-líder na principal embalagem. Parceria com cervejarias para ter rótulos exclusivos e sazonais ajuda a trazer novidade para o sortimento e aumentar a frequência de visitas à categoria
• Lojas de proximidade: focar as principais marcas com os três principais SKUs de cada uma. No segmento core, oferecer marcas líder e vice-líder e pequena variação de embalagens. No segmento valor e core, considerar dois tipos de lata. No segmento especiais, privilegiar os estilos Pilsen e Weiss das principais marcas
• Hipermercados: sortimento completo, com variedade de SKUs e marcas de todos os segmentos. Nesse canal, o shopper busca o melhor custo x benefício. Em especiais, focar Pilsen e Weiss das principais marcas. Oferecer variedade de estilos – IPA, Pale Ale, Wit, Golden Ale, apostando na principal marca
• Atacarejos: oferecer marcas líder e vice-líder de cada segmento, com exceção da cerveja especial pilsen e Weiss, que deve trazer apenas a marca principal. Buscar embalagens exclusivas que tragam diferenciação em relação aos hipermercados

• Organizar de acordo com os segmentos e, dentro deles, por valor/ relevância
• A partir do fluxo do corredor, iniciar a exposição das cervejas pilsen do segmento core nos primeiros módulos verticais
• Organizar as marcas da principal para a menos relevante
• Na sequência, dedicar 10% da gôndola para as cervejas de baixo valor e rentabilidade
• As premium devem vir logo depois, iniciando pela marca principal e finalizando com a de menor valor
• As especiais, nos seus diferentes segmentos, finalizam a exposição. Iniciar pelas artesanais com grande parte do volume. Seguir com as clássicas europeias mais conhecidas e finalizar com os segmentos menos comuns, de maior preço
• Expor as embalagens long neck de cada segmento na parte alta da gôndola
• Na parte baixa, colocar os packs, menos as especiais


Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 1 Skol
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 5 Kaiser
  • 6 Amstel
  • 61,1 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2020
  • Skol 5,5 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2020 - pp(1)
  • Skol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

544

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Bonanza (Monte Carlo Indústria de Bebidas Ltda)

(54) 3297-5323

www.refrigerantesbonanza.com.br

bonanza@refrigerantesbonanza.com.br

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