Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Ambev

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
  • ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
  • 10,16 Variação % IPCA

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: uplift médio de 2,4% em faturamento para a categoria

VALE LEMBRAR: A ocasião de consumo pode alterar a árvore de decisão: quando a missão de compra exige uma cerveja gelada, esse passa a ser o primeiro critério

DICAS

• 40% das compras são decididas no PDV e 83% das compras de cervejas são planejadas, sendo uma categoria destino e com alto potencial de aumentar transações e tíquete médio
• 60% dos compradores escolhem a sua marca de cerveja antes de entrar na loja e 20% procuram outro canal quando não encontram as suas marcas preferidas
• Estudar o perfil de venda da loja e dos shoppers, cruzando com dados de mercado para definir o fluxo correto para a categoria
• Trabalhar com todos os segmentos de forma equilibrada para atender o shopper em todas as ocasiões de consumo
• Aumentar a exposição de packs e evitar alta exposição de unitários. A disponibilidade de packs, além de potencializar o aumento de tíquete médio, simplifica a operação na loja, facilitando desde a gestão de exposição até a reposição dos itens

• Até 4 checkouts: mix ativo reduzido e eficiente. Garantir marcas líderes de cada segmento e trabalhar itens de maior volume nos pontos extras
• Premium/gourmet: otimizar sortimento das cervejas Premium e Especiais. Para as Especiais é importante ter os principais itens de trade up
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: a exposição deve começar por pilsen e finalizar com especiais. Alinhar com indústria estratégia de trade up entre segmentos, para evoluir paladar e ampliar ocasiões e tíquete médio
• Hipermercados: combinar dados de vendas e estratégia da categoria para encontrar equilíbrio na exposição dos segmentos e definir marcas e profundidade de sortimento
• Lojas de proximidade: mix ativo reduzido e eficiente. Garantir marcas líderes de cada segmento e identificar as principais marcas responsáveis pelo trade up
• Atacarejos: otimizar o sortimento para facilitar a operação de loja



• NO E-COMMERCE
• O gerenciamento por categorias no e-commerce funciona da mesma maneira que na loja física: é importante entender as principais missões de compra e ocasiões de consumo para refletir a estratégia em todos os pontos de contato do shopper:
• barra de busca
• sortimento
• menu de navegação
• informações dos produtos

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Skol
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 55,11 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
  • Amstel 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
  • Skol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.932 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

558

NÚMERO DE RESPONDENTES

Ambev
Heineken Brasil
Grupo Petrópolis
Cervejaria Cidade Imperial
Estreia
Opa Bier

OUTROS FORNECEDORES

Amazon Beer (Cervejaria Amazônia Ltda)

(91) 3212-5401

www.amazonbeer.com.br

contato@amazonbeer.com.br

Bier Wein Importadora (Emcomex Empresa de Com. Exterior Ltda.)

(11) 3405-7000

www.bierwein.com.br

sac@buw.com.br

Bonanza (Monte Carlo Indústria de Bebidas Ltda)

(54) 3297-5323

www.refrigerantesbonanza.com.br

bonanza@refrigerantesbonanza.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade