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Categoria

Fonte: Heineken (11) 2802-0296

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Inicie o fluxo do corredor com as Cervejas Especiais, indicando variedade ao shopper e gerando um bom comparativo de preços
• As Premium devem ficar na área central da gôndola, pois geram tráfego, e suas marcas líderes, no centro desse segmento, o que facilita a visualização e a escolha pelo shopper
• Na sequência, exponha as Convencionais, que são destino. Essa exposição promove as duas principais migrações da categoria: de Convencionais para Premium e de Premium para Especiais


MELHOR LOCALIZAÇÃO DENTRO DA LOJA: Por ser uma categoria destino no hiper e no supermercado, a sugestão é que o ponto natural seja no final da loja. Contudo, 30% das vendas ocorrem fora da área de vendas, por isso recomenda-se a adoção de pontos extras nos corredores diretores, próximo ao açougue, salgadinhos, etc. Já nos Atacados, como é de rotina, a categoria deve ficar na entrada da loja para aumentar frequência de compra e transformá-la também em destino

RUPTURA MÉDIA DA CATEGORIA (EM % DE ITENS): Como a categoria é muito pulverizada, a ruptura varia muito de item para item. A média de falta dos principais SKUs pode chegar a 40% de acordo com a auditoria presencial da Nielsen. Portanto,a recomendação é analisar item a item e ajustar o estoque e o espaço em gôndola de acordo com o giro de cada um

SEGMENTO QUE MAIS CRESCE NA CATEGORIA EM VOLUME E QUANTO CRESCE AO ANO: O segmento que mais cresce, tanto em volume quanto em valor é o Premium: 16% e 18%, respectivamente

VARIAÇÃO DO VOLUME DE VENDAS DA CATEGORIA NO VAREJO ALIMENTAR EM 2018: O volume da categoria subiu 0,4%, atingindo 3,7 bilhões de litros

VENDAS EM VALOR NO VAREJO ALIMENTAR EM 2018: As vendas da categoria em valor apresentaram crescimento de 3%, alcançando, em 2018 R$ 25,2 bilhões

QUANTIDADE MÉDIA ADQUIRIDA PELO SHOPPER A CADA COMPRA

• HIPER: 6 unidades
• SUPER: 5 unidades
• ATACADO: 8 unidades

FREQUÊNCIA MÉDIA COMPRADA PELO SHOPPER NO MÊS

• HIPER: 6 vezes/mês
• SUPER: 9 vezes/mês
• ATACADO: 5 vezes/mês

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 5 Kaiser
  • 6 Schin
  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 5 Schin
  • 64 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • Kaiser 1,8 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • Skol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

428

NÚMERO DE RESPONDENTES

Ambev
Heineken Brasil
Grupo Petrópolis
Casa Di Conti e CERVEJA PROIBIDA

OUTROS FORNECEDORES

Amazon Beer (Cervejaria Amazônia Ltda)

(91) 3212-5401

www.amazonbeer.com.br

contato@amazonbeer.com.br

Bier Wein Importadora (Emcomex Empresa de Comércio Exterior Ltda)

(11) 3405-7000

www.bierwein.com.br

sac@buw.com.br

Bonanza (Monte Carlo Indústria de Bebidas Ltda)

(54) 3297-5323

www.refrigerantesbonanza.com.br

bonanza@refrigerantesbonanza.com.br

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