Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Categoria
Fonte: Ambev
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
- ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2021
- ND Evolução % do volume de vendas (2020/2021)
- ND Variação % média de preço da categoria 2020/2021
- 10,16 Variação % IPCA
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: uplift médio de 2,4% em faturamento para a categoria
VALE LEMBRAR: A ocasião de consumo pode alterar a árvore de decisão: quando a missão de compra exige uma cerveja gelada, esse passa a ser o primeiro critério
DICAS
• 40% das compras são decididas no PDV e 83% das compras de cervejas são planejadas, sendo uma categoria destino e com alto potencial de aumentar transações e tíquete médio• 60% dos compradores escolhem a sua marca de cerveja antes de entrar na loja e 20% procuram outro canal quando não encontram as suas marcas preferidas
• Estudar o perfil de venda da loja e dos shoppers, cruzando com dados de mercado para definir o fluxo correto para a categoria
• Trabalhar com todos os segmentos de forma equilibrada para atender o shopper em todas as ocasiões de consumo
• Aumentar a exposição de packs e evitar alta exposição de unitários. A disponibilidade de packs, além de potencializar o aumento de tíquete médio, simplifica a operação na loja, facilitando desde a gestão de exposição até a reposição dos itens
• Até 4 checkouts: mix ativo reduzido e eficiente. Garantir marcas líderes de cada segmento e trabalhar itens de maior volume nos pontos extras
• Premium/gourmet: otimizar sortimento das cervejas Premium e Especiais. Para as Especiais é importante ter os principais itens de trade up
• Lojas de vizinhança para classes C/D/E: a exposição deve começar por pilsen e finalizar com especiais. Alinhar com indústria estratégia de trade up entre segmentos, para evoluir paladar e ampliar ocasiões e tíquete médio
• Hipermercados: combinar dados de vendas e estratégia da categoria para encontrar equilíbrio na exposição dos segmentos e definir marcas e profundidade de sortimento
• Lojas de proximidade: mix ativo reduzido e eficiente. Garantir marcas líderes de cada segmento e identificar as principais marcas responsáveis pelo trade up
• Atacarejos: otimizar o sortimento para facilitar a operação de loja
• NO E-COMMERCE
• O gerenciamento por categorias no e-commerce funciona da mesma maneira que na loja física: é importante entender as principais missões de compra e ocasiões de consumo para refletir a estratégia em todos os pontos de contato do shopper:
• barra de busca
• sortimento
• menu de navegação
• informações dos produtos
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista

- 1 Skol
- 2 Brahma
- 3 Itaipava
- 4 Antarctica
- 1 Skol *
- 2 Brahma
- 3 Itaipava
- 4 Antarctica
- 55,11 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2021
- Amstel 1,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2021 - pp(1)
- Skol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
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