Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Panasonic (11)3889-4000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2018
  • ND Evolução % do volume de vendas (2017/2018)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2017/2018
  • ND Variação % IPCA

• A Panasonic recomenda separar por categoria, explorando as pilhas alcalinas em área de destaque
• Além do ponto natural, no bazar, é muito importante trabalhar a exposição em locais de alto fluxo, a exemplo de checkouts e pontos extras



• É indicado adequar a exposição de acordo com a quantidade de ganchos que a categoria possui, respeitando as características do shopper e sempre favorecendo a exposição dos tamanhos que vendem mais, tais como AA e AAA
• No caso das lojas menores, devido ao reduzido espaço para exposição das pilhas, recomenda-se utilizar somente AA e AAA, pois elas representam 92% da demanda, e é importante que o shopper encontre-as facilmente
• Para as lojas maiores, recomendase a utilização de espaços extras para exposição dos produtos, pois se trata de categoria de conveniência. Outra dica é aproveitar o ponto natural com itens específicos, como 9V e pilhas eletrônicas
• O segmento que mais cresce é o de pilhas alcalinas. A Panasonic recomenda que elas representem 80% do sortimento nas lojas voltadas ao público A/B e 60% nas lojas com foco nas classes C/D/E

Performance
Segurança

50% é a margem média da categoria

4 pilhas são adquiridas a cada compra

92% da procura é pelos tamanhos AA e AAA

3 meses é a frequência média de compras

Pilhas devem estar expostas sempre em áreas de grande circulação da loja, com o planograma definido corretamente para que o shopper encontre a opção desejada de forma rápida

PAPEL DA CATEGORIA: Conveniência

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Rayovac *
  • 2 Panasonic *
  • 3 Eveready
  • 1 As Amarelinhas *
  • 2 Panasonic
  • 3 Eveready
  • 90 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2018
  • ND MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2018 - pp(1)
  • Rayovac LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 3.118 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Top Fornecedores

417

NÚMERO DE RESPONDENTES

Rayovac
Panasonic
Arcom
Elgin

OUTROS FORNECEDORES

Cia Brasil (CBL Ind. e Com. Exp. e Imp. de Variedades Ltda)

(85) 3254-6195

www.colamaluca.com.br

colamaluca@hotmail.com

Eletro Moura (Acumuladores Moura S/A)

(81) 3726-1044

General Motors (General Motors do Brasil Ltda)

(11) 4234-7700

www.chevrolet.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade