Verão: o que fabricantes de alimentos prepararam para a estação

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Patrícia Büll - redacao@savarejo.com.br -

Ouvimos 6 fornecedores de diferentes categorias

Nesse departamento, há casos de produtos cujas vendas sobem cerca de 40% na estação

HYPERA PHARMA

  • A empresa, fornecedora de adoçantes, definiu um planograma para o varejo a partir de pesquisas com o shopper. “Além disso, temos planos de trade estruturados com investimentos para os varejistas e material promocional e de ponto de venda. Fazemos um trabalho 360° com o varejo, seja ele de atendimento direto ou indireto, por meio de nossos distribuidores credenciados”, afirma Flávio Pioltini, diretor de vendas e marketing de nutricionais da Hypera Pharma
  • Zero-Cal Bem Natural será o foco da empresa neste verão. O produto tem uma formulação que não deixa o sabor residual e adoça na mesma proporção do açúcar. A versão líquida – mais consumida pelo brasileiro – é a primeira com eritritol lançada no Brasil
  • Segundo Pioltini, devido à pandemia e com o isolamento social, as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde. “Além disso, passando mais tempo em casa, passaram a se conscientizar mais sobre o que consomem. Nós tivemos um aumento de cerca de dois dígitos nas vendas em comparação a 2019 e no mês a mês”, diz o executivo

54,6% Market share alcançado pela empresa neste ano, considerando todas as suas marcas

LIGHTSWEET

  • Realizar promoções de itens de maior procura atrai o cliente de adoçantes e alimentos dietéticos, especialmente neste momento em que o fator preço tem sido sensível diante do cenário econômico, afirma Jamyle Sotti Nunes, gestora de marketing da Lightsweet . A empresa trabalha campanha de itens fortes para o verão, como bebidas e gelatinas
  • Foco em comunicação para o consumidor, investimento em ações com o cliente, como exposição extra, encarte e promoções, além de um forte acompanhamento ao sell out são algumas das iniciativas de apoio ao varejista
  • Neste verão, a linha de sobremesas terá uma nova identidade visual. “Também houve renovação no segmento de bebidas para atrair o shopper no ponto de venda. Campanhas para buscar exposições criativas nos principais pontos de venda também estão sendo criadas e estimuladas. Queremos surpreender positivamente o shopper no momento da compra”, diz Jamyle

50% Expectativa de aumento de vendas da Lightsweet na estação sobre 2019

JASMINE ALIMENTOS

  • A empresa, que tem uma extensa linha voltada à saudabilidade, está apostando nos recém-lançados pão com coco e pão com chia e ervas finas – ambos são sem glúten e devem ter destaque durante o verão
  • Outra inovação foram as misturas prontas para hambúrguer vegetal vegano, nas versões Original e Com Ervas, que marcam a estreia da marca no segmento “plant-based”. Práticas, basta misturar com água e moldar como quiser. Os produtos já vêm temperados e combinam aveia, linhaça dourada, quinoa e proteína de soja não transgênica
  • Para ajudar o varejista no ponto de venda, Thelma Bayoud, gerente de marketing da Jasmine Alimentos , explica que a empresa vai fornecer materiais que favoreçam a exposição em pontos extras e encartes que promovam e eduquem o consumidor em relação aos benefícios dos produtos Jasmine
  • Para facilitar a experiência do shopper, a dica de Thelma é que o varejista agrupe produtos reconhecidos como saudáveis: integrais, orgânicos, sem glúten e sem açúcar. “É possível aumentar as vendas mantendo um corredor central com produtos saudáveis, realizando exposição cruzada perto de hortifrútis e focando a comunicação nesses itens”

20% É a previsão de crescimento da Jasmine para 2020

PAVILOCHE

  • A aposta de verão da indústria catarinense de sorvetes é uma linha saudável que, segundo Douglas Pavinato, diretor da empresa, promete “transformar a experiência de consumo de sorvete no mercado”. A empresa completa 30 anos em 2020 e, de carona para as comemorações, investiu em rebranding, reformulação das receitas e novidades como co-branding
  • Pavinato recomenda aos varejistas digitalizar o negócio e deixar as lojas impecáveis, bem sinalizadas e precificadas. A ideia é facilitar a vida do shopper, agilizando a compra
  • A Paviloche investiu no treinamento da equipe de campo para cuidar do espaço da sua marca na área de venda, principalmente evitando rupturas

10% Expectativa de aumento de vendas da categoria sobre o verão de 2019

60% Alta média na venda de sorvetes no período em relação aos demais meses do ano

FINI

  • Mesmo não registrando uma característica marcante de sazonalidade, a Fini Brasil , indústria de balas e outros produtos de impulso, realiza ações no Verão. “A estação reúne festas, carnaval, férias e volta às aulas – datas que impulsionam vendas. Neste ano, vamos ativar as campanhas de maneira diferente em cada canal”, afirma Camila Couto, head de trade e merchandising da Fini Brasil
  • Para a estação, a empresa aposta na linha Frutiê. Serão três sabores da bala vegana e a entrada da marca na linha de balas mastigáveis. Frutas sortidas, frutas vermelhas e sobremesa são os sabores de estreia, feitos de pectina. “Para o varejo a vantagem é a expansão da categoria para crescer o bolo, e não dividir, já que vai abarcar um segmento de público que busca alimentos diferenciados sem renunciar ao sabor”, diz
  • A Fini disponibilizará material de display e pretende negociar espaços com maior visibilidade para os lançamentos

DOCILE ALIMENTOS

  • Para a empresa, que atua no segmento de candies, existe uma “demanda reprimida” que poderá impulsionar as vendas no verão. “As pessoas estão com muito desejo de retomar a normalidade do convívio social e ter mais momentos de confraternização e integração. Até mesmo comemorar a volta ao trabalho, às aulas, ao lazer. Embora candies não sejam categorias destino, é fato que não existe confraternização e momento de integração sem alguma guloseima. São produtos de baixo desembolso, que deixam excelentes margens”, afirma Rodrigo Catto, gerente de trade marketing da Docile Alimentos
  • A empresa pretende trabalhar a parceria com o varejista, com orientações de sortimento e exposição nas lojas. “Por serem produtos de alto impulso, devem ganhar espaços onde seus potenciais shoppers circulam em loja”
  • Pastilhas e refresco em pó são o carro-chefe da marca durante o verão. Catto não arrisca uma projeção, mas garante que as vendas devem superar as do ano passado. “Muitos trabalhadores não terão férias, visto que as empresas estão buscando recuperar terreno perdido ao longo deste ano. Mais pessoas circulando nas cidades certamente representa maior consumo, principalmente de produtos de impulso. Estamos otimistas com a continuidade de uma venda forte também no período mais quente do ano”, afirma o executivo

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