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(11 Avaliações)Reportagem SA+ - 14/01/2022
Estiagem, inflação elevada e perda do poder de compra e são alguns dos motivos que estão levando a ruptura do produto
Foto: istock
Levantamento realizado pela Neogrid, empresa de software para o monitoramento do varejo, mostra que o café começou a faltar nas prateleiras dos supermercados. A queda na safra e a inflação do café, que levaram o consumidor a reduzir a compra dos grãos gourmet para buscar o torrado e moído tradicional mais barato, são alguns dos motivos para essa ruptura do produto nos supermercados.
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O café moído foi o segundo item do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mais subiu no ano passado. A variação chegou a 50,24%. A falta de chuvas e as geadas castigaram plantações em estados como Minas Gerais. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ano passado houve um recuo de 24,4% na produção do café. O ano foi de baixa no ciclo bianual do café arábica, situação acentuada pela seca prolongada.
O diretor da Neogrid, Robson Munhoz, destaca uma conjunção de fatores que impulsionaram o chamado índice de ruptura: estiagem, cenário de recessão, inflação elevada, perda do poder de compra, aumento de preço dos cafés especiais e, consequentemente, alta na demanda por produtos mais baratos.
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Fonte: Folha de S.Paulo