Três formas de evitar cansaço no trabalho

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Reportagem SA+ -

Ciência explica as razões do problema, mas há formas de minimizá-lo

Costuma se sentir cansado no trabalho? Pois saiba que a ciência tem uma explicação para isso. Pesquisadores da universidade King's College London descobriram que o problema começa com a ativação, pelo sistema nervoso, do mecanismo da luta ou fuga, algo que acontece sempre que nos deparamos com situações estressantes. Nossa reação fisiológica é liberar hormônios como cortisol e adrenalina. Em contrapartida, há uma redução nos níveis de hormônios como seratonina e dopamina, com papel-chave em sensações positivas, a exemplo de prazer, humor, concentração e memória.

Resultado dessa batalha hormonal, o cansaço surge como um mecanismo de compensação, uma vez que os hormônios do estresse ajudam a bloquear a ingestão de glicose, algo que protege o cérebro de um alto grau de excitação, no entanto dificulta a permanência de sensações de felicidade e de energia para realizar as atividades do dia a dia.

Mas calma que há maneiras de combater consaço pessoal ou da sua equipe. Confirma três formas de lidar com o problema:

1. Faça pausas

Sabe aqueles escritórios modernos com espaços para recreação e descanso? Isso não é jogada de marketing. Fazer pausas e buscar atividades divertidas ao longo do expediente têm ótimo efeito no combate ao cansaço e, acredite, podem elevar a produtividade. Não por acaso muitas startups admiradas pelo que produzem contam com ambientes descontraídos de trabalho. Outra iniciativa interessante é dar aos funcionários liberdade para conversar com os gestores e ter suas queixas ouvidas, sem nenhum tipo de retaliação. 

2. Seja tolerante com erros

Medo de errar inibe a criatividade e mantém a equipe em constante ansiedade. Pressionar os colaboradores de forma dura é coisa do passado que, como já se sabe, pode gerar efeitos negativos ao clima organizacional. A solução é criar condições para que erros não sejam motivo de "caça às bruxas", mas sinônimo de aprendizado para a evolução da equipe.

3. Respeite características individuais 

Em toda empresa há colaboradores com personalidades muito diferentes. Claro que metas e orientações gerais são importantes, mas cabe ao gestor observar o que gera estresse em cada membro da equipe e buscar soluções de acordo com as características de cada indivíduo.

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Fonte: Exame

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