Três dicas para evitar problemas de logística no e-commerce

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Reportagem SA+ -

Fernando Sartori, CEO da startup de logística urbana Uello, compartilha iniciativas simples que podem ajudar sua empresa neste momento de grande quantidade de pedidos

As vendas online se tornaram fonte importante de receita para o varejo alimentar neste momento de isolamento social. Muitas redes do setor tiveram de ampliar às pressas suas operações de comércio eletrônico, no entanto, na maioria dos casos, a logística não estava totalmente preparada para dar conta do aumento repentino das entregas e isso é algo a ser corrigido.

“A logística é parte fundamental da experiência do consumidor. O varejista, diante do cenário de coronavírus, precisa estar em busca de inovações nesta seara para manter clientes – ou ao menos minimizar perdas”, explica Fernando Sartori, CEO da startup de logística urbana Uello . Pensando nisso, a empresa elencou 3 dicas simples para ajudar a evitar problemas com logística durante a quarentena.

1. Preocupe-se com as pessoas

A primeira regra, não só nesse momento, é preservar a saúde de colaboradores e clientes. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, é possível realizar as entregas sem que as pessoas se contaminem. Deve-se higienizar o ambiente de trabalho e utilizar máscaras e luvas para evitar contato direto com as mercadorias. Esterilize todo o material utilizado e mantenha os produtos em ambiente limpo. Esse é o primeiro passo para evitar a transmissão do vírus enquanto realiza a separação e envio das mercadorias.

2. Gerencie riscos e fornecedores

Entenda que o cenário de vendas, de fornecedores e transportadores está instável neste momento. Prever problemas e pensar previamente em riscos operacionais – planejamento - é a melhor forma de se adaptar à situação. Tendo isso em mente, converse com seus fornecedores e tenha planos alternativos para casos de emergência. Nem sempre o fornecedor mais barato é o mais confiável, e também não é prudente estar com toda sua operação logística dependente de um único transportador. Esteja em contato periodicamente com seus fornecedores para evitar transtornos.

3. Comunique-se com seu cliente

Seja transparente neste momento e mostre ao cliente que você se preocupa com a qualidade do serviço oferecido. O ideal é se planejar adequadamente, mas imprevistos podem acontecer. Mantenha seu cliente informado. Procure alternativas no mercado, mas estabeleça prazos e horários para as entregas que consiga cumprir. Se houver atrasos, antecipe-se e peça uma nova chance para surpreendê-lo. Resiliência e determinação, a pandemia vai passar.

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