Solução evita quedas de sistema no caixa

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Por Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Lançado pela TOTVS, o ROC monitora toda a operação do checkout, prevenindo erros e garantindo integração e funcionamento total

Evitar aquele descontentamento quando o consumidor está na fila do caixa e o sistema cai é uma das propostas do ROC – Retail Operations Center –, lançado durante o evento Universo TOTVS 2019, realizado pela empresa de tecnologia em junho na capital paulista. A solução visa monitorar toda operação do checkout, prevenindo erros e garantindo a integração e o funcionamento de todo o sistema. “O problema é que, muitas vezes, o cliente abandona a compra devido à demora para restabelecer o funcionamento do PDV”, explica Elói Assis, diretor executivo de varejo e distribuição da companhia.

Segundo ele, a solução analisa se as máquinas estão funcionando adequadamente, como está o acesso à internet, entre outros aspectos. A partir disso, identifica possíveis eventos que demandam alguma ação preventiva ou corretiva. Faz ainda monitoramento dos softwares, apontando inclusive necessidade de atualização de sistema e de dados.

Disponível na modalidade de acesso em nuvem SaaS, o ROC conta com painéis que permitem à equipe de TI do varejo fazer o monitoramento, além de enviar alertas automatizados. “Caso queira, temos ainda o serviço ROC Prime, no qual nós fazemos a tarefa de acompanhar os painéis para o cliente. Isso permite ao varejista se concentrar na operação do seu negócio”, afirma Assis.

Há ainda outra versão, a ROC Infra & Sefaz, que, além de monitorar a infraestrutura e o hardware, rastreia os acontecimentos nos sistemas de diversas Secretarias de Fazenda do País. “Esses órgãos costumam apresentar falhas no funcionamento. Com a nossa solução, é possível identificar exatamente os dias em que houve algum problema em qualquer um dos Estados”, explica Elói Assis. Esse serviço está disponível para varejistas com qualquer tipo de ERP, não apenas o TOTVS Live, sistema de automação de loja da companhia.

CRM E SOLUÇÃO OMNICHANNEL

A empresa colocou no mercado outra novidade: o TOTVS CRM, em parceria com a Wealth Systems e também desenvolvida no modelo SaaS. A ferramenta é dirigida para indústria, serviços e varejo, podendo ser personalizada conforme as necessidades de cada negócio. Isso é possível porque conta com um portfólio de soluções que funcionam de maneira independente. Segundo a empresa, a ferramenta é facilmente integrada com os principais sistemas de ERP do mercado e pode ser utilizada por atacarejos. Outra novidade da empresa é o TOTVS OMS, que faz a gestão omnichannel do negócio. “Fala-se muito em transformação digital, mas o varejo tem dificuldade em materializar isso”, afirma Elói Assis, diretor executivo de varejo e distribuição. Com a solução, é possível controlar os pedidos de compras feitos no site, mas retirados na loja ou entregues em casa, acompanhando de forma atualizada os estoques em todos os canais. “Também facilita a gestão de devolução e de transportes”, completa Assis. A solução está em fase de pilotos neste segundo semestre e deverá ser disponibilizada para venda a partir de 2020.

TESTE PRÁTICO NO VAREJO

A solução foi testada em uma rede de varejo, do segmento de variedades, que conta com mais de 50 lojas.“Ao todo, são mais de 160 PDVs monitorados”, comenta Marcelo Cosentino, vice-presidente de segmentos da TOTVS. Segundo ele, o cliente observou uma reação mais rápida das lojas diante de problemas no sistema dos checkouts. Houve ainda uma diminuição no número de cupons não transmitidos ao sistema central.

 

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