Seu negócio não é digital? Então essas 4 tendências globais são para você

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Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Afinal, as mudanças também chegam rapidamente ao varejo físico

Não é apenas no mundo digital que as transformações ocorrem rapidamente. Novos parâmetros de experiência de compra e maior preocupação com sustentabilidade exigem novas decisões também na loja física. Confira quatro exemplos do que o shopper passa a valorizar em todo o mundo:

01. ALIMENTOS CULTIVADOS LOCALMENTE
O impacto ambiental da distância percorrida pelos alimentos para chegar à mesa começa a ser ponderado por um número maior de consumidores. Trabalhar com fornecedores locais – e divulgar essa prática – pode influenciar positivamente a decisão de compra de um segmento do público. Afinal, mais pessoas incorporam vegetais à dieta, e uma parte desse público se preocupa com a questão do carbono da produção até a chegada desses alimentos aos supermercados. Para o futuro, a tendência é valorizar o que vem de produtores bem próximos.

02.MENOS EMBALAGEM
Algumas cidades brasileiras já restringem a utilização de sacolas plásticas, o que influencia muitos shoppers a levar suas ecobags. Se isso ainda não acontece na sua região, incentive quem leva sacolas retornáveis com um pequeno desconto ou item gratuito. Avalie, inclusive, se não é a hora de dar passos maiores, por exemplo, substituindo bandejas de isopor por materiais recicláveis e biodegradáveis. Lembre-se de que todos esses esforços que contribuem para o meio ambiente podem ser divulgados por meio de publicidade, sinalização em loja e redes sociais, o que favorece a imagem de seu supermercado.

03. PADRÃO EXCELENTE DE ATENDIMENTO
A rede de supermercados Trader Joe’s está entre os varejistas mais queridos pelos norte-americanos e também costuma integrar a lista das melhores empresas para trabalhar nos EUA. Um dos segredos é a preocupação constante com o atendimento: em todos os pontos de contato das lojas, sempre há um funcionário com feição alegre, vestido com camisa chamativa, pronto para tirar dúvidas, oferecer amostras de produtos ou apenas perguntar aos clientes sobre como foi o dia. A estratégia, inclusive, já está sendo imitada por outras redes concorrentes. E por que não pedir que alguns de seus clientes, anonimamente, avaliem o atendimento na sua loja? A partir daí, destaque um funcionário para resolver os pontos problemáticos, ao mesmo tempo em que institui um programa que recompense colaboradores que apresentem melhorias notáveis.

04. AMPLA EXPERIÊNCIA DE CONSUMO
Mesmo que essa movimentação ocorra em ritmo diferente dependendo da localidade, cada vez mais o público tende a trocar supermercados que oferecem pouco mais do que a rotina básica de compras por lojas que podem ser vistas como um bom programa para a noite de sexta-feira, por exemplo. Dentro das possibilidades, contar com cafeteria, bar, restaurante, pizzaria, ajuda nessa experiência. Outra dica é promover eventos que atraiam a comunidade, como cursos de culinária, música ao vivo, aulas de pintura, práticas de atividade física, entre outros.

 

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