Sete estilos de liderança conquistam mais espaço nas empresas

Avaliação:

(2 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Análise é da headhunter Isis Borge, diretora da divisão de recrutamento, engenharia, supply chain, marketing e vendas da consultoria Talenses

No cenário de crise do coronavírus, certos tipos de liderança ganham mais espaço e seguirão relevantes no futuro próximo. Em artigo na Você S/A , a headhunter Isis Borge, diretora da divisão de recrutamento, engenharia, supply chain, marketing e vendas da consultoria Talenses , detalhou quais estilos são esses. Confira um resumo:

1.  Aquele que diz "eu não sei"

Saber dizer, de forma transparente, que não sabe de tudo. Essa prática é importante, ainda mais em um momento em que as incertezas são muitas. A velha crença de que para assumir um cargo de liderança é preciso saber tudo atrapalha, inclusive, a confiança para dar passos mais largos na carreira. "A transparência é o melhor caminho. Até mesmo porque as pessoas sentem quando um líder é verdadeiro ou quando está na defensiva", destaca Isis Borge.

2. Humano, empático e confiante

A diretora da Talenses lembra que, ao olhar para cada membro da equipe com acolhimento, o líder está mais perto de extrair o melhor de cada um. Especialmente em um momento de crise, essa postura faz com que os liderados sintam menos medo do que está por vir. "É preciso construir relações de confiança e entender os anseios de cada profissional", garante. 

3. Líder que busca conhecimento

Quem, apesar da condição de liderança, se mostra um eterno aprendiz – inclusive buscando conhecimento por conta própria –, inspira a equipe a fazer o mesmo.

4. Sabe se comunicar

"Muitos dos problemas que tenho observado nas organizações são oriundos de falhas de comunicação", relata Isis Borge, diretora da divisão de recrutamento, engenharia, supply chain, marketing e vendas da consultoria  Talenses . A recomendação é fazer com que as informações corram no fluxo correto, em ritmo adequado, considerando todos os públicos-alvo.  

5. Flexível e Criativo

Talvez nunca tenha sido tão importante buscar novas formas de gerir o negócio e seus departamentos. E para isso criatividade e flexibilidade são fundamentais. E isso inclui ser bom ouvinte e ter a mente aberta a novas ideias. Afinal, líderes que sabem aproveitar o que cada profissional tem de melhor formam times mais fortes.

6. Aprende com erros e segue em frente

Para saltos maiores, correr riscos faz parte do processo. "No meu entendimento, esse é o momento para rever a estratégia quantas vezes forem necessárias visando acertar o rumo. Fracassar, aprender com os erros e seguir são habilidades muito importantes agora. Todo mundo está aprendendo algo novo", destaca Isis.

7. Líder com equilíbrio emocional

Um dos caminhos para que todos se mantenham produtivos em momento crítico como o atual é cuidar da sanidade mental própria e dos membros da equipe. Um dos caminhos que o gestor deve tomar é empreender uma liderança positva, sem tentar se impor pelo medo mas dando direcionamentos corretos e definindo metas atingíveis. "Não esqueça de celebrar pequenas conquistas. Isso aumenta a confiança das equipes ao longo da jornada", destaca a diretora da Talenses.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                LinkedIn               ,               Instagram               e               Facebook               !

Fonte: Você S/A

Veja mais sobre: RH, Liderança, Gestão, Talenses

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade