Nova tecnologia promete evitar filas e aglomerações nos supermercados

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Reportagem SA+ -

Software desenvolvido pela Seal Sistemas viabiliza controle de entrada e agendamento de espera virtual nos checkouts e seções como padaria e açougue

 A  Seal Sistemas , companhia que integra e desenvolve tecnologias para melhorar a performance nos processos de empresas de toda a cadeia de abastecimento, acaba de lançar o Sem Fila. O novo software promete melhorar a gestão do fluxo de pessoas dentro e fora do estabelecimento com o apoio de QR Codes, por meio do controle da entrada na loja e do agendamento de filas virtuais.

O objetivo é proporcionar uma experiência de compra mais segura e confortável aos shoppers. A empresa explica que a tecnologia atua em duas frentes: controle de entrada na loja, limitando a quantidade de pessoas dentro do local; e no agendamento de filas virtuais, dando ao cliente a visibilidade de todas as filas nos caixas e nas seções desejadas.

Controle de entrada

De acordo com a Seal, o controle de entrada na loja necessita apenas de dois tablets, uma impressora portátil e conexão à internet sem fio. Ao fazer a leitura do QR Code no acesso ao local e preencher um formulário simples com dados básicos, um ticket impresso é gerado e o cliente automaticamente entra numa fila virtual caso a capacidade autorizada do estabelecimento tenha sido excedida.

Na sequência, basta que o shopper aguarde o recebimento de um SMS ou notificação automática em seu celular para que possa mostrar o código em um tablet na entrada do estabelecimento e ter o acesso liberado. Quem não tiver celular poderá retirar o ticket impresso ao interagir com o dispositivo. Ao finalizar a compra e entregar o ticket impresso no caixa, o cliente só precisa aguardar que o operador rapidamente realize a baixa do código e libere a saída, abrindo espaço para a próxima pessoa aguardando para ingressar na loja.

Filas virtuais

O Sem Fila também permite criar qualquer tipo de fila virtual dentro da loja, como nos checkouts, na padaria, açougue, entre outras. No caso do agendamento de filas virtuais, o cliente é automaticamente posicionado em uma fila logo após fazer a leitura de um QR Code exposto em qualquer ponto dentro da loja. A solução dispensa a necessidade de aguardar atendimento perto de outras pessoas, além de permitir que o consumidor continue circulando pela loja e escolha mais produtos, com total conforto e conveniência.

Nos supermercados, os lojistas podem posicionar diversos QR Codes, por exemplo em cada caixa ou seção. Ao fazer a leitura do código no local onde busca atendimento, o cliente rapidamente marca a sua posição em uma fila virtual. Se ele quiser, é possível visualizar em um website, pelo browser de seu celular, qual é a sua posição na fila.

O sistema realiza a chamada automática do próximo da fila virtual. Quando chega a vez do cliente, ele recebe um SMS ou notificação e somente nesse momento precisa se dirigir até o caixa ou a seção desejada, evitando aglomerações.

O novo software também permite extrair uma série de relatórios e dados, incluindo a quantidade de pessoas em cada uma das filas, o tempo estimado de espera até o atendimento, o horário de pico de atendimento, o perfil dos clientes que visitam a loja e até mesmo o tíquete médio.

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