No Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, inspire-se no exemplo do Prezunic

Avaliação:

(6 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Na rede pertencente ao Grupo Cencosud, mais do que serem incluídos no mercado de trabalho, PCDs têm possibilidades reais de crescimento na carreira

Hoje, 21 de setembro, é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído para conscientizar toda a sociedade sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão. 

No setor supermercadista, há diversos bons exemplos de inclusão de PCDs no mercado de trabalho, iniciativa que tem gerado ótimos resultados não apenas para esses profissionais, mas para todo o ambiente corporativo. É o que acontece na rede Prezunic , com lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.   

“No Prezunic, pessoas com deficiência podem concorrer a qualquer cargo disponível. Não há discriminação. Selecionamos os candidatos de acordo com suas competências, e todos são bem-vindos”, afirma Ana Behrens, gerente de Recursos Humanos do Prezunic. Além disso, as possibilidades de crescimento na rede, controlada pelo Grupo Cencosud, são reais. 

É o caso da gerente de perecíveis da loja de Benfica, na Região Central do Rio. Com escoliose lombar, deficiência que a impede de carregar peso, Edineide Nunes (foto) foi contratada em 2008. Doze anos depois, ela soma quatro promoções no currículo. “Entrei no Prezunic aos 19, como auxiliar de operações. Nesses 12 anos, passei a atendente, auxiliar administrativa, gerenciadora e, agora, gerente de setor”, comemora Edineide, que hoje lidera uma equipe com cerca de 50 profissionais, dos quais 2 também são PCDs.

Quem também celebra o crescimento pessoal e profissional é Rennan Henrique Oliveira Santos (foto), 30 anos. Com deficiência intelectual que causa dificuldades diversas, ele deu um salto de qualidade de vida após começar a trabalhar no Prezunic, 10 anos atrás. Recentemente, foi escolhido como o destaque do mês na loja do supermercado na Freguesia, tendo, inclusive, recebido elogios de uma cliente por email. “Me sinto muito orgulhoso por trabalhar num lugar onde posso auxiliar as pessoas e colaborar com meus colegas, podendo também ajudar minha mãe no sustento da casa”, afirma Rennan.

A Política de Diversidade e Inclusão da Cencosud Brasil também incentiva contratação, inclusão e capacitação de todos os colaboradores. Entre as práticas adotadas está a realização de entrevistas de emprego na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para candidatos surdos, disponível desde 2018. Um curso de Libras também está disponível para todos que atuam na empresa.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                     LinkedIn                    ,                    Instagram                    e                    Facebook                    !

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade