Heineken cuida da saúde mental de seus funcionários

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Reportagem SA Varejo -

Conheça iniciativa realizada no Brasil para incentivar, entre outros fatores, mudanças positivas de comportamento em relação ao consumo de álcool

Olhando com cuidado para a saúde mental e física de seus colaboradores, a Heineken Brasil transformou sua experiência de consumo equilibrado de álcool em uma versão totalmente digital, com a edição aberta, pela primeira vez, ao seu público interno. O foco do WeLab são jovens com idade entre 18 a 24 anos. Com uma metodologia exclusiva da companhia, os participantes são convidado a uma conversa sobre a vida para, então, abordar a relação com a bebida alcoólica.

O projeto integra a plataforma Day After Project , que incentiva mudanças positivas de comportamento dos consumidores em relação ao consumo de álcool. Por meio de encontros, agora virtuais, o WeLab by HEINEKEN possui uma proposta imersiva com metodologia focada em promover habilidades socioemocionais e empreendedoras por meio do autoconhecimento e desenvolvimento colaborativo de projetos.

A mensuração dos resultados é feita por meio de análises comportamentais antes, durante e depois do programa, e é chancelada pelo Plano CDE, empresa especializada em projetos de pesquisa e consultoria. Para avaliar o projeto, a empresa desenvolveu uma Teoria de Mudança, além de uma pesquisa qualitativa e mensurações quantitativas com participantes e também com um grupo controle.

Lançada em 2019, a proposta foi desenvolvida pela cervejaria em parceria com a consultoria de inovação Maker Brands, responsável pela gestão e execução do projeto, que já teve duas fases piloto trabalhadas com jovens de São Paulo e de comunidades do Rio de Janeiro. Já essa fase teste da versão online é a primeira totalmente focada nos colaboradores do Grupo Heineken. As duas turmas de 30 integrantes cada têm dez encontros virtuais durante cinco semanas. Nos encontros, são abordados temas como: momentos mais significativos da vida; equilíbrio diante das mudanças; como lidar com a ansiedade e os impactos da expectativa de uma “vida instagramável”. A experiência também fala sobre a bebida como um refúgio, pressão social de amigos, preconceitos, propósito, talentos e convida os jovens a colocar todo aprendizado e descobertas em prática, exercitando o seu poder de ação no mundo, a partir de projetos construídos colaborativamente.   

Além de trabalhar a saúde mental e física, essa edição também promove integração entre colaboradores espalhados por todo o Brasil. O objetivo é manter a união dos times, ainda que à distância, reforçando a cultura de consumo equilibrado de álcool internamente e, principalmente, transformando os integrantes em reais embaixadores deste tema.

“Nosso objetivo com a versão on-line do WeLab é dar continuidade a este trabalho tão importante, em especial no momento que estamos vivendo, para criarmos vínculos ainda maiores com nossos jovens profissionais. Queremos oferecer um espaço seguro de conversa e reflexão, auxiliando-os a lidar com este momento de vida, já permeado de questionamentos - que agora são intensificados no contexto de pandemia - de maneira equilibrada e saudável, física e mentalmente. Por se tratar de um assunto realmente importante para nós, a intenção também é fazer com que nossos colaboradores se apropriem do tema e levem as mensagens de mudança positiva de comportamento em relação ao consumo de álcool para colegas, amigos e familiares”, explica Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken.

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