Evite 7 erros na operação de e-commerce

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Reportagem SA+ -

Orientações são de Fernando Rizzatti, sócio-diretor na Neotix Transformação Digital

As compras online crescem em ritmo muito forte desde o início da proliferação da Covid-19 e deve permanecer em alta mesmo após a pandemia. "O que não se pode afirmar, entretanto, é que todos estejam tendo uma boa experiência como clientes", pondera Fernando Rizzatti é sócio-diretor na Neotix Transformação Digital , consultoria em focada em UX (User Experience).

Para ajudar sua loja a corrigir eventuais equívocos, o especialista listou os sete piores erros que observou nos últimos meses:

1. Falha no cadastro

 Aplicativos para compra em supermercados com modalidade de entrega estão salvando a vida de muita gente, principalmente de quem é considerado um grupo de risco e precisa evitar sair ao máximo. Mas o que fazer quando o shopper passa horas escolhendo todos os produtos, fazendo a compra do mês, e quando vai efetivar a compra, a ferramenta apresenta falhas para cadastrar o usuário? Este é um erro considerado imperdoável.

2. Adeus ao produto dos sonhos

Novas lojas online não param de surgir. Eis que o consumidor encontra o produto que estava procurando a um preço interessante em uma delas, por meio de um anúncio, e na hora de fechar o pedido, o cadastro desse shopper não é aceito ou o site nem mesmo tem essa funcionalidade, imprescindível para a venda do produto. É mais uma venda que o lojista perdeu por falta de planejamento...

3. Erro de logística

Depois de descobrir um produto por anúncio e informar todos os seus dados no cadastro, inclusive endereço, o site pede que o cliente informe o CEP na finalização da compra. Somente aí, diz que não atendem aquela região. Há maneiras de programar o site e avisar o consumidor de que sua localização não faz parte da área de entrega, sem que ele tenha que passar por todo esse desgaste.

4. Falta de organização na entrega

O que dizer de um aplicativo de entrega de compras de refeições que não orienta ou não exige que os estabelecimentos credenciados possuam embalagens específicas para o transporte dos alimentos e, ao receber a refeição, o consumidor a encontra em péssimo estado?

5. Falta de transparência para o cliente

É uma prática comum de muitas lojas famosas revender os produtos de um lojista parceiro (marketplace). Porém, isso precisa ficar claro para o consumidor, para que ele possa decidir de quem prefere comprar.

6. Venda de produto em falta no estoque

Esse erro deve ser o mais frustrante para os consumidores. Imagine comprar um produto pela internet e nada dele chegar à sua casa. Então, quando o cliente decide abrir um chamado no SAC da loja, recebe como resposta que o que você comprou está em falta no estoque? O conflito é enorme.

7. Falta de clareza nas informações

Pense agora na decepção do cliente do seu supermercado ao saber somente no fechamento do carrinho que o prazo de entrega será bem extenso. Todo mundo sabe que a pandemia vem atrasando diversas entregas, mas é preciso deixar isso claro desde o início.

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