Esses cuidados garantem uma boa gestão de estoques

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA Varejo -

Melhore esse trabalho na sua empresa com as dicas de Anderson Benetti, head de logística da Senior Sistemas

Importante em todos os momentos, a gestão de estoques ganha relevância ainda maior neste momento, em razão das mudanças estruturais na economia e nos negócios das empresas. Anderson Benetti, head de logística da Senior Sistemas, lembra que os consumidores estão alterando definitivamente a forma como compram, processo esse acelerado pelo isolamento social e pelas empresas que estão buscando formas digitais de comercializar os seus produtos. 

Tudo isso afeta, definitivamente, a cadeia de abastecimento do varejo, da indústria e o próprio consumidor. Por isso, manter o controle do estoque e boas práticas de gestão é fundamental para a saúde da companhia e para sustentar estratégias digitais "As empresas que não se conectarem aos seus consumidores através de uma estratégia digital, certamente terão mais dificuldades de retomar as vendas e o crescimento do seu negócio", destaca Benetti.

Raio X dos estoques

Quando se fala em prática de gestão de estoques, o head de logística da Senior Sistemas recomenda que cada empresa faça um raio X deste departamento e conheça os fatores internos e externos que podem afetar os estoques. No varejo, é importante ter um olhar para a margem de contribuição do item, o tempo de reposição, a incerteza  em relação  a demanda, a influência do fornecimento (interna e externa) e a influência também do comportamento do consumidor

Vale lembrar que, quando se fala em planejamento de estoques, o intuito é integrar esse setor com área de compras, vendas, marketing e de operações. "É importante também que dentro dos estoques as empresas conheçam qual o grau de credicidade de cada item. Uma análise para definir os níveis de estoque e níveis de segurança é imprescindível para manter a fluidez da operação", resume Anderson Benetti.

Indicadores de monitoramento evitam erros básicos

Sobre os indicadores para monitoramento de estoques, o executivo da Senior Sistemas recomenda atenção especial aos mais básicos, como giro de estoque, nível de segurança, ponto de ressuprimento e ponto de abastecimento de lojas. A dica é monitorá-los diariamente, uma vez que essa prática evita prejuízos como perder o prazo de validade de algum produto.

Recorra à tecnologia

Claro que estoque tem uma complexidade relativamente alta para ser gerida. Algumas tecnologias, porém, podem ajudar bastante. Segundo Anderson Benetti, head de logística da Senior Sistemas, elas são divididas em três grandes grupos:

1. Supply chain

Termo em inglês que significa cadeia de suprimentos. É focada na parte de compras e gestão de fornecedores. Na prática, representa todas as atividades de compra dos insumos ou produtos, transporte, armazenamento, transformação, embalagem, gerenciamento interno, venda e distribuição aos clientes.

2. Estocagem, armazenagem e movimentação de produto

A armazenagem tem um papel fundamental no atendimento de demandas e na gestão dos estoques. As empresas podem optar basicamente por dois modelos de armazenagem, a própria ou terceirizada. É nessa etapa que ocorre o controle desde o recebimento, movimentação, inventário e expedição dos produtos. 

3. Entrega do produto 

É a jornada  final do produto, depois de passar pelas duas etapas anteriores. E é a razão pela qual as outras etapas precisam ser assertivas. É aqui que a experiência do  consumidor se consolida. 

"No varejo, o  ponto  mais sensível está relacionado a armazenagem e ao transporte. Por isso, na armazenagem é fundamental ter sistemas flexíveis, que se adaptem a operação", recomenda o head de logística da Senior Sistemas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:          LinkedIn       ,         Instagram        e         Facebook       !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade