12 CEOs contam como realizar transformação cultural na prática

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Por Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Estudo analisou as dificuldades de se realizar mudanças profundas nas empresas

A McKinsey ouviu 12 CEOs globais, de empresas de diver sas áreas, para entender o que funciona e o que não dá certo na hora de implementar uma mudança na empresa. O resultado foi um artigo , publicado no site da consultoria, escrito por Oliver Bladek e Tip Huizenga, respectivamente, executivo associado e sócio sênior do escritório de Sydney (Austrália), além de James Deighton, Alison Dunn e Wesley Walden, que são sócio, vice-presidente e sócio sênior na operação de Melbourne. Os autores explicam que o conceito de transformação utilizado diz respeito a um “programa intenso, abrangendo a organização inteira, para aprimorar o desempenho e melhorar a saúde organizacional”. E completam garantindo que poucos CEOs realizaram, de fato, uma mudança dessa magnitude.

 

40%

do valor médio gerado por um programa de transformação vem do aumento de receita

 

A seguir, os principais pontos do artigo

 

 

COMPROMETA-SE COM A TRANSFORMAÇÃO

Três recomendações são citadas como as mais relevantes no processo de mudança pelos líderes que participaram do estudo

01. Afirme sua convicção de que a empresa precisa mudar: é importante expressar claramente um ou dois motivos, ao menos, pelos quais a transformação é necessária

02. Apresente a mudança como uma etapa superior de desempenho: é importante que todos entendam que não se trata de um projeto. “Se você acha que poderá realizar uma transformação usando um modo de gerenciar do passado, é melhor não começar”, disse um dos executivos ouvidos

03. Defina uma ambição “desconfortável”, mas inspiradora, para a equipe e para as lideranças. Ou seja, a definição de metas ambiciosas, ainda que elas sejam “dolorosas”. Um dos CEOs entrevistados achou que os gestores adotaram uma postura “cínica” quanto ao nível exigido de performance. Outro afirmou que a equipe se preocupava se os objetivos definidos seriam possíveis de alcançar. Segundo os autores do artigo, muitas dessas crenças que limitam a mudança surgem da cultura existente

 

DESENVOLVA UMA NOVA MANEIRA DE TRABALHAR

O que pode ser feito de novo, na prática, segundo os executivos entrevistados

01. Invista em pessoas e na cultura desde o início: muitos CEOs lamentaram não ter agido dessa forma. “Não percebi a profundidade das mudanças que tínhamos de fazer na cultura para realizarmos a transformação com a qualidade que buscávamos”, afirmou um dos líderes ouvidos

02. Faça com que o envolvimento seja pessoal, para todos saberem por que ela está acontecendo: é importante que os funcionários de níveis mais básicos também se sintam empoderados. Nesse sentido, podem ser tomadas medidas das mais simples às mais complexas. “Celebramos as pequenas conquistas e relembramos às pessoas a importância potencial da transformação para cada uma delas pessoalmente”, contou um CEO

03. Exerça a nova disciplina de execução para ajudar as pessoas a enfrentar desafios futuros: embora resultados comerciais melhores sejam a meta ostensiva de toda transformação, a disciplina de execução é um subproduto inestimável, diz o estudo

 

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