Dois aplicativos agilizam pesquisa de satisfação e geram indicadores

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Reportagem SA+ -

Saiba mais sobre essas e outras vantagens para conhecer mais sobre a opinião do seu cliente

Estão surgindo ferramentas que permitem realizar pesquisas para conhecer como foi a experiência de compra do cliente na loja

Uma delas é uma plataforma em nuvem voltada para médios e pequenos varejos, lançada pela startup Xplendid!place. Trata-se de um Web App, que roda diretamente em navegadores de smartphone, tablet, notebook ou desktop. Para responder, o cliente não precisa baixar o aplicativo, apenas acessar o endereço da pesquisa na internet.

A partir dele, é possível pesquisar seis pontos da opinião do consumidor:

  • Como foi a experiência no estabelecimento
  • O que achou do atendimento durante o período em que esteve na loja
  • Qual sua avaliação sobre as instalações e o serviço
  • A sua opinião sobre a qualidade de produtos e serviços
  • Como avalia a relação custo-benefício (percepção de valor em relação aos preços pagos)
  • Se indicaria a loja para amigos e familiares

Segundo Estanislao Pérez, cofundador e CMO da Xplendid!place, o aplicativo gera indicadores de performance que ajudam a identificar, por exemplo, necessidades de melhorias, capacitação das equipes e novas oportunidades. A partir disso, acredita o executivo, é possível crescer em vendas e rentabilidade.

Entre os índices gerados pela plataforma estão:

  • Xplendid: mede a reputação de experiência. “Acima de 85% significa que a loja é considerada pelo consumidor um lugar esplêndido”, explica Pérez
  • WoW!: mostra o quanto a loja supera as expectativas dos seus clientes
  • Net Promoter Score (NPS): mede o grau de satisfação e lealdade do consumidor
  • Xplendid!Place: classifica as lojas em um ranking de consulta para consumidores

O cofundador da startup explica que é possível utilizar o aplicativo mediante um pagamento mensal. O plano mais barato (X!01), que inclui uma atividade, sai por :

35 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez

58 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano

Outro exemplo é o X!02 cujo custo mensal para duas atividades tem o valor de:

45 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez

68 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano

Aplicativo Opinaê

Outro aplicativo para pesquisas com consumidor é o Opinaê , que também funciona em nuvem. Pode ser utilizado, mesmo sem conexão de internet, em tablet, totem e celular. É possível criar e personalizar pesquisas de maneira rápida.

Algumas funcionalidades e características são:

  • Permite fazer perguntas de múltipla escolha e abertas
  • Mede a satisfação do cliente, com notas de 0 a 10, resultando no NPS (Net Promoter Score)
  • Gera relatórios em pdf com gráficos e permite exportar para o formato Excel
  • Planos de pagamento anuais ou trimestrais

A empresa iniciou o desenvolvimento de um aplicativo de pesquisa de satisfação em 2015 a pedido de um cliente. A ideia evoluiu para uma solução destinada a diversas empresas. Três anos depois houve o lançamento oficial do Opinaê como uma ferramenta de pesquisa via Web. E, no ano passado, chegou ao mercado a versão para Android, além de melhorias de funcionalidades.

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