Dez dicas para implantar trabalho remoto em tempos de coronavírus

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Reportagem SA+ -

Viável para alguns cargos, home office é alternativa para manter produtividade com redução nos riscos à saúde

Em meio ao avanço na quantidade de casos confirmados de coronavírus no Brasil, muitas empresas começam a adotar o trabalho "home office" para as funções em que é possível atuar fora da empresa. Considerado o fato mais importante neste momento, que é garantir a saúde dos colaboradores, ainda há muitas dúvidas sobre como ficam aspectos como uso dos recursos tecnológicos, produtividade, proteção aos dados da companhia, entre outros.

Uma recomendação geral que também vale para este momento é ter uma política de trabalho remoto bem clara, juntamente com soluções de cibersegurança, conforme destaca Flávio Nicoletti, diretor de adoção de novas tecnologias da  FunctionOne . “As empresas que aderirem a esse modelo de trabalho vão se surpreender. Muitas que iniciaram esse processo lá atrás agora colhem mais produtividade e satisfação dos funcionários”, garante. 

A FunctionOne também realiza treinamentos presenciais e online desse tipo de ferramenta. Neste mês, a empresa vai capacitar cerca de 50 empresas com impacto direto para mais de 300 mil colaboradores visando  o trabalho remoto.

Conheça 10 orientações da empresa especializada na implementação de novas tecnologias e no desenvolvimento de ambientes 'modern workplace' para implementar o trabalho home office: 

  1. Tenha uma políticade Home Office muito bem definida
  2. Envolva as lideranças diretamente no uso e promoção do home office. O exemplo deve vir de cima
  3. Prepare a área de TI e RH de sua empresa para apoiar os demais colaboradores. São eles quem vão engajar o restante da Companhia
  4. Prefira a tecnologia de trabalho remotoque permita sua utilização em desktops, notebooks e aparelhos mobile como tablets e celulares com a mesma experiência do escritório
  5. Certifique-se de que seu ambiente está seguro contra ameaças cibernéticas
  6. Automatize processos manuais de forma que eles podem compatíveis com o ambiente digital. Processos de pagamento, solicitações internas, relatórios entre outros
  7. Crie uma campanha de comunicação interna promovendo o uso, os benefícios dessa nova forma de trabalho
  8. Capacite os usuários de sua empresa para que utilizema solução. Esse é um dos principais itens para o sucesso
  9. Tenha uma estratégia de suporte para apoiar os usuários
  10. Quebre os paradigmas do trabalho convencional. Encoraje os usuários
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