10 aplicações da realidade virtual para melhorar a experiência na loja

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Elas vão desde testar novos layouts e planogramas a identificar hábitos de compras

A Realidade Virtual (RV) começa a ser uma grande aliada do varejo físico em outros países. As lojas tradicionais se veem diante da necessidade de diferenciar a experiência de compra, no momento em que o consumidor enxerga no online maior conveniência. Por conta disso, muitas delas têm utilizado essa tecnologia para testar novos layouts de lojas e de gôndola sem precisar partir direto para uma reforma. Embora, no Brasil, os supermercados físicos sigam na preferência do shopper, a experiência do exterior também é válida por aqui. E os resultados podem ser potencializados se os insights gerados pela tecnologia forem cruzados com o seu banco de dados.

Vantagens de se utilizar a rv para remodelar a loja

  1. Avaliar mais de um modelo de layout, identificando assim o que mais agrada ao cliente e maximizando a experiência de compra do shopper
  2. Ganhar velocidade e economizar, já que o processo é mais barato do que o tradicional
  3. Testar layouts personalizados para cada loja, conforme o tamanho das filiais e o perfil do consumidor que a frequenta
  4. Evitar prejuízos com investimentos ineficazes
  5. Conseguir, ao realizar o teste com a tecnologia, “rastrear” o caminho feito pelo cliente na loja e identificar o que teve maior impacto sobre ele: displays, material de merchandising, ambientações, iluminações, etc.
  6. Acompanhar o movimento de olhos do shopper para entender o que ele observa na loja e na gôndola e os critérios que utiliza para a compra dos produtos
  7. Saber quais são os corredores onde o cliente tende a permanecer por maior tempo e os produtos que ele “retiraria” das prateleiras
  8. Evitar que a operação da loja física ou o relacionamento com o consumidor sejam prejudicados, pois os testes acontecem no “mundo virtual”
  9. Saber se o planograma atende os critérios de compra do shopper em caso de mudanças de layout de categorias nas gôndolas
  10. Estimar como será a performance do produto com o novo posicionamento na gôndola, analisando conjuntamente desde o histórico de vendas até as tendências de consumo locais e nacionais

Fonte: Site Progressive Grocer

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade