Consumidores querem customização e esperam ser recompensados pelos dados fornecidos

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Reportagem SA+ -

Público jovem é ainda mais propenso a optar por produtos e serviços customizados

Estudo da  Dassault Systèmes , realizado em parceria com a empresa de pesquisa de mercado independente  CITE Research  constatou que os consumidores chineses, franceses e norte-americanos de todas as idades já valorizam a importância da customização (sobretudo o público jovem) e compartilham preocupações sobre como os dados são coletados e gerenciados.   

“Os consumidores querem experiências que tenham a customização como diferencial, principalmente os mais jovens. A solução para os fabricantes aproveitarem essa tendência é coletar, analisar e transformar dados, ao mesmo tempo em que abordam preocupações com a privacidade dos dados", destaca Florence Verzelen, Vice-Presidente Executiva de Industry Solutions, Marketing e Assuntos Globais da Dassault Systèmes, acrescentando que a plataforma 3DEXPERIENCE, desenvolvida pela companhia, permite que as empresas inovem, projetem, criem e fabriquem produtos hiper-personalizados de maneira mais sustentável. 

Conheça alguns insights apresentados pela pesquisa:

Consumidores querem a customização, mas sem aguardar por ela

83% esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades em questão de momentos ou horas. Apenas 21% aguardam quatro ou mais dias para que um produto ou serviço customizado seja entregue

Em média, aceitam pagar até 25,3% a mais pela customização

Em troca, o público espera ser compensado com uma economia média de 25,6% por fornecer seus dados. No entanto, os consumidores estão mais dispostos a pagar por cuidados de saúde customizados e menos para o varejo personalizado.

Indústria tem uma oportunidade clara de definir a customização

Mais de 50% dos entrevistados a definem como serviços que eles personalizam antes da compra e como serviços selecionados em uma lista de opções, bem como serviços criados com base em dados pessoais; já 63% dos usuários frequentes de tecnologia definem a customização como serviços criados com base em seus dados pessoais

Privacidade dos dados é uma preocupação para 96%

A maioria dos consumidores irá compartilhar apenas os dados que concordara em fornecer em troca de customização, porém a garantia de anonimato dos dados tornará seis em cada dez entrevistados mais dispostos a compartilhar. Outro ponto importante: 88% interromperão um serviço customizado e útil se não tiverem certeza de como seus dados estão sendo gerenciados. Para 68%, as demandas dos consumidores levarão à proteção de dados.

Inteligência Artificial, 5G e assistentes domésticos são considerados ímportantes

Cerca de metade dos consumidores acham que o 5G, em particular, é muito necessário para a entrega de customização na área da saúde, enquanto no varejo é visto como menos vital.

Expectativas de customização diferem entre as gerações

As gerações X, millennials e Z  sentem-se mais confortáveis em compartilhar dados para ter uma melhor customização e têm maior probabilidade em concordar com a segurança pessoal, tempo e benefícios monetários que ela traz do que as gerações mais velhas, como baby boomers e  tradicionalistas. No caso específico dos baby boomers (nascidos entre 1946 e 1964), 60% estão mais animados com a customização na área da saúde. Na geração Z (nascidos entre a segunda metade da década de 1990 e o início de 2010), 24% valorizam a mobilidade, enquanto entre os millennials, o destaque fica por conta da preocupação com o meio ambiente. 

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