Confira três habilidades comportamentais exigidas dos profissionais em início de carreira

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Reportagem SA+ -

Rodrigo Vianna, CEO da consultoria Mappit, detalha o que as empresas esperam encontrar nesses funcionários

Com taxa de desocupação ainda alta e mercado de trabalho cada vez mais competitivo, todo profissional, empregado ou em busca de uma oportunidade, precisa estar atento às habilidades comportamentais que têm sido mais requeridas pelas empresas.

Com base no cenário observado atualmente nos processos de contratação, Rodrigo Vianna, CEO da consultoria Mappit , especializada no recrutamento para vagas de início de carreira, aponta quais habilidades são essas:

  1. Relacionamento interpessoal

 De acordo com o especialista, a habilidade de se comunicar com diferentes perfis de pessoas é uma das mais requeridas. “Não basta saber passar uma informação, mas o modo como isso é feito e a forma como esse profissional constrói bons relacionamentos interpessoais são extremamente importantes”, afirma. De acordo com o especialista, apesar de não ser uma regra, alguns jovens têm se adaptado principalmente à comunicação tecnológica e acabam sendo exageradamente objetivos e reservados com a comunicação verbal realizada pessoalmente. Conforme lembra Vianna, os jovens que sabem se posicionar e se comunicam de forma mais fluida têm pontos positivos na busca de um emprego.

  1. Proatividade

 O CEO da Mappit explica que, mesmo para vagas em início de carreira, a proatividade é muito valorizada e requerida pelas companhias. “As empresas esperam contratar um profissional que sugira ações e saiba como desenvolvê-las”. De acordo com o especialista, o perfil profissional adaptado apenas a cumprir suas obrigações sem inovação e proatividade não tem sido bem visto pelas companhias. “Por mais que esses profissionais não tenham cargo de liderança, proatividade é uma atitude, uma postura, e pode ser desenvolvida em qualquer fase da carreira”, explica.

  1. Autonomia

 O mundo dos negócios muda constantemente, e de forma muito rápida. Por isso, os líderes estão cada vez menos focados em centralizar detalhadamente todas as ações das áreas que coordenam. Eles valorizam, de acordo com Rodrigo Vianna, profissionais que saibam desenvolver seus trabalhos com autonomia, independência, sem necessitar de aprovação e consultoria constantes.

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