Como se preparar para entrevista de emprego em 6 passos

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA Varejo -

Marc Tawil, empreendedor e comunicador multiplataforma, destaca o que o candidato deve saber para chegar preparado ao principal momento do processo de seleção

Jornalista, radialista, escritor e empreendedor, Marc Tawil já entrevistou diretamente mais de duas centenas de candidatos na sua empresa, a Tawil Comunicação . Segundo ele, em 95% dessas ocasiões os postulantes a uma vaga desconheciam mais da metade dos serviços oferecidos, a história da companhia e até os setores de atuação dos clientes.

Em apenas 5% dos entrevistados Tawil percebeu, de fato, interesse em pesquisar a respeito do eventual futuro empregador. E isso fez toda a diferença. Em artigo publicado na Época Negócios , o empreendedor, cujos textos estão entre os mais lidos no LinkedIn , relacionou seis aspectos que considera fundamentais para serem pesquisados pelos candidatos antes de chegar à sala de entrevista. São eles:

1. O que a empresa faz?

Marc Tawil lembra que, por mais óbvio que pareça, é essencial entender o core business da empresa em que se pretende ingressar. Isso envolve saber como ela nasceu, em torno de quantos colaboradores tem, quais serviços oferece, quem são os clientes e os principais concorrentes.

2. Como será o trabalho?

Por mais que o candidato não tenha todos os detalhes das características da vaga, os questionamentos sobre a função devem, na visão de Tawil, demonstrar valor. Alguns exemplos são: quais as competências necessárias?; como se preparar para exercê-las com excelência?; há livros e cursos que podem ajudar?; como é para a empresa o candidato ideal para a função?, entre outras.    

3. Quais são os valores da companhia?

Mais do que saber o que a empresa faz, é importante entender, também, por que ela faz aquilo que faz. Ou seja, seu propósito, missão e intenção. Afinal, atuar em algo que está alinhado com seus valores é interessante para ambas as partes.

4. Quem são os clientes e concorrentes?

Marc Tawil lembra que toda corporação destaca em seu site e/ou rede social sua carteira de clientes, seus públicos-alvo, além de citar os parceiros. Chegar com essas informações na ponta da língua ajuda a confirmar que você está preparado para a vaga.

5. Quem são os líderes?

Conhecer as lideranças da empresa na qual você está em busca de uma vaga revela aprofundamento em relação ao direcionamento, cultura e valores daquela companhia. Mais do que isso, em alguns casos pode ser que um dos líderes seja, justamente, o entrevistador.

6. O que há de novo? 

Por fim, Marc Tawil explica que recrutadores valorizam candidatos com informações sobre os rumos recentes da companhia.  Pesquise, por exemplo, o que saiu recentemente na imprensa sobre a empresa, além de eventuais movimentações como fusões, aquisições, lançamentos de produtos e prêmios.  

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,     Instagram     e     Facebook     !

 

Fonte: Época Negócios

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade