Como impressionar o líder em 10 passos

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Por Redação SA Varejo -

Funcionário competente pode ser esquecido nas promoções de cargo por não saber chamar a atenção do gestor

Quando Geraldo foi preterido em mais uma promoção entre os colegas, o estresse se elevou e ele caiu num choro compulsivo diante da mulher, estupefata. Geraldo se dedicava tanto, era tão bom profissional, por que só ele (aqui exagerou) não conseguia uma bendita promoção? Depois de conversas com a mulher, amigos, e de ler muito a respeito, descobriu que não sabia como chamar a atenção do líder. A chefia sempre tem muitas responsabilidades, sofre muita tensão e, às vezes, só consegue perceber aquele que grita à sua frente. Por isso, avalie as 10 dicas a seguir, para ganhar uma merecida promoção.

PRIMEIRO
Entender o que o líder valoriza:

Se é produção, contribuição direta nos resultados, presença física, bom relacionamento com colegas, criatividade, iniciativa (mesmo que os resultados não sejam os melhores), participação ativa nas reuniões, etc. etc. Todo líder quer tudo, mas todo líder no fundo, no fundo, sabe que não consegue tudo. Então, analise bem o comportamento da liderança, escreva cada atributo valorizado por ela, em ordem de importância, e cheque seus pontos fortes e fracos diante desses atributos. O exercício, por si só, vai ajudá-lo a minimizar algumas fraquezas e potencializar as fortalezas. Talvez você precise de um treinamento extra. Talvez você precise apresentar melhor suas ideias, desenvolver argumentos sólidos, e talvez você precise apenas deixar de se sentir rejeitado para assumir o que lhe cabe no desenvolvimento de si mesmo e da empresa. Se você for uma pessoa carente, saiba que estará sempre em risco. Portanto, cuide disso.

SEGUNDO
Chegar ao trabalho antes do chefe

Ele costuma se impressionar. E, às vezes, as primeiras horas do dia, quando todo mundo está mais descansado, são as melhores para levar uma sugestão, apresentar uma planilha, argumentar a favor de alguma iniciativa.

TERCEIRO
Vestir-se e se apresentar bem.

Estudos já mostraram que pessoas cuidadosas com seu visual impressionam naturalmente mais do que as que negligenciam a aparência. Fique atento também ao que o líder e a empresa têm como padrão. Algumas são mais formais, outras nem tanto. Algumas toleram calça jeans, outras, não. E não adianta rebeldia. Trabalho é lugar para se desenvolver profissionalmente, ganhar promoções, garantir o salário de cada dia. Se isso foge às suas convicções e te fere, ok. Então, tente achar um lugar mais adequado ao seu perfil ou trabalhar por conta própria.

QUARTO
Deixar a vida privada em casa

Principalmente os problemas. Se todos se sentirem à vontade para reclamar da mulher, do carro, da prestação, da conta da luz, ninguém trabalha. Não se trata de agir como uma máquina. Claro, sempre há espaço para um desabafo ou uma alegria e para bate-papos com colegas mais próximos, mas sem exagero. Conversas longas demais não causam boa impressão.

QUINTO
Assumir os erros

Isso confere bem mais credibilidade do que empurrar a responsabilidade para colegas ou gastar tempo em justificativas. Todo mundo erra. Você não é o único. Logo, encare e já pense numa forma rápida de reparar o erro.

SEXTO
Substituir reclamações sobre a empresa por sugestões para melhorar processos e estratégias

E, principalmente, por apreço ao próprio trabalho. Se o trabalho não confere prazer e orgulho, esquece.

SÉTIMO
Conhecer e superar seus prazos 

Se você comanda uma equipe, puxe a turma toda e confira a todos o sabor do “conseguimos”.

OITAVO
Aceitar projetos e tarefas

Claro que existe um teto, mas rejeitar responsabilidades é sempre uma coisa malvista pelas lideranças. Você deverá definir prioridades, prazos para si mesmo, e pensar em maneiras de ganhar produtividade. Isso contará muitos pontos a seu favor. Se, apesar de tudo, o líder se exceder, e às vezes se excede mesmo, converse com ele privadamente com muita tranquilidade e segurança. Explique suas razões e proponha alternativas.

NONO
Acompanhar a qualidade do seu trabalho

Tente fazer o melhor possível. Às vezes o ótimo é inimigo do bom (e isso tem de ser considerado), mas não negligencie, se esforce para impressionar.

DÉCIMO
Emitir suas opiniões com franqueza e honestidade

Mas sempre com argumentações, números, fatos, exemplos concretos. E emita com firmeza. Se você não acreditar nas suas opiniões, quem acreditará?

 

 

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