Coloque estratégia por trás da crescente busca por saúde e bem-estar

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Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Dessa forma, você conseguirá multiplicar suas vendas de maneira sustentável

A preocupação com uma alimentação saudável se tornou uma obsessão. E o importante é transformar essa saudável obsessão numa boa estratégia de negócio. Saúde tem de ser vista como uma categoria, com papel definido, árvore de decisão, subcategorias, versões, parceria com fornecedores, orçamento, marketing, pricing.

Não se trata de algo simples, mas de uma oportunidade para maximizar os resultados. Pensa: se o brasileiro vem questionando seu estilo de alimentação e vida, se as condições de atendimento médico público e conveniado se tornam cada vez mais difíceis, se a informação ajuda a orientar as necessidades, por que não trazer tudo (ou quase tudo) para a loja? Uma estratégia conduzida em etapas, com objetivos, metas e ações bem programadas, pode abrir uma estrada para o presente e para o futuro.

AO ATAQUE
Valorizar produtos frescos, integrais, orgânicos, com menos sal, açúcar e gordura saturada é apenas o começo da história. O mix precisa ser frequentemente refinado, exige exposição visível, além de degustações, amostragens de produtos, comunicação recorrente em todas as mídias da empresa, divulgação de receitas saudáveis, cursos e rotulagem de menus preparados na loja. As ações não podem ser esporádicas, devem ser frequentes, sequenciais. E ao básico devem se somar outras tantas iniciativas. Veja alguns exemplos de empresas que estão construindo seu DNA em saúde.

PODCAST
A rede Giant Foods , nos EUA, lançou um podcast para ajudar o cliente a manter estilo de vida saudável e apontar os alimentos benéficos que estão em suas lojas. Na série Nutrition Made Easy, nutricionistas respondem a perguntas frequentes dos clientes e informam sobre tendências de alimentos.

APLICATIVO
Outra rede americana, a Kroger , criou um aplicativo que combina nutrição com ciência de dados para auxiliar o consumidor na sua decisão de compras, ou seja, na escolha mais apropriada de produtos para sua alimentação.

EXAME GRATUITO
Exames anuais para o cliente acompanhar níveis de colesterol, triglicérides e glicose são realizados pela Hy-Vee . Nos casos de taxas elevadas, um nutricionista dá uma visão geral do que é preciso fazer. E, se o cliente quiser, poderá participar de um programa de 10 semanas para gerenciamento de estilo de vida em que se fala de nutrição e perda de peso. A empresa também faz exames gratuitos de hemoglobina A1C para diabéticos. Os nutricionistas analisam os resultados e as pessoas saem com uma sacola com materiais educacionais, amostras de produtos e cupons.

VÍDEOS
Vários vídeos no Facebook mostram o posicionamento “saúde” da californiana Raley’s . A empresa apresenta personagens apontando os produtos industrializados que adicionam açúcar e contribuem para problemas como obesidade e diabetes. O próprio CEO da companhia, Mike Teel, gravou uma série no Youtube em que discorre sobre saúde e defende os produtos de marca própria com menos açúcar, menos sal, etc. Filmes curtos e agradáveis de ver.

No Brasil, iniciativas voltadas à saúde são mais frequentes no canal farma. Não por acaso. O interesse do consumidor pelo tema é grande. Pesquisa da consultoria Nielsen indica que 57% das pessoas reduziram o consumo de gordura e 56% diminuíram a ingestão de sal.

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