Cinco ferramentas de tecnologia para melhorar a execução nas lojas

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Fernando Salles - redacao@savarejo.com.br -

Essas soluções tornam mais fácil implantar nas filiais o que foi definido pela matriz

“ Não vejo um bom canal de comunicação entre matriz e lojas sem contar com a tecnologia ”. A opinião é de Robinson Formigon, diretor de tecnologia para varejo do Grupo Toolbox . O especialista lembra que não adianta apenas bombardear os funcionários em um grupo de WhatsApp. Esse trabalho precisa ser estruturado, com papéis e responsabilidades, datas, imagens, entre outros aspectos. Tecnologia também pode ajudar. Por isso, trazemos a seguir soluções para tornar a execução mais eficiente em suas lojas.

01- Gerenciamento de espaços extras

Administrar todas as áreas de exposição negociadas com a indústria é um trabalho complexo em qualquer rede. A solução Smarket Trade foi desenvolvida para facilitar essa gestão. Uma das funções ajuda a controlar as áreas disponíveis para comercialização e as que já foram vendidas. Cada ponta de gôndola comercializada é bloqueada no sistema, evitando vender o mesmo espaço para diferentes fornecedores. A ferramenta permite ainda acompanhar a execução dos itens do contrato.

Segundo Marcela Graziano, CEO da Smarket, a solução evita problemas como ter chegado o dia definido em contrato para montar uma ponta de gôndola, mas não haver produto disponível, forçando a retirada de itens expostos no ponto natural. A Smarket também oferece na solução um aplicativo para as lojas da rede. Nele a equipe acessa um checklist das ações a serem realizadas. Por exemplo: montar ponta de gôndola de detergente em pó; em seguida montar ponto extra de cerveja, etc. A cada atividade, o funcionário da loja ou promotor da indústria tira uma foto e a envia dentro do próprio aplicativo para confirmar remotamente que o trabalho foi feito da forma como foi negociado.

Em torno de dez redes já utilizam a solução. Uma delas é o Grupo Super Nosso (MG). “Nosso principal canal de comunicação com as lojas sempre foi o e-mail. Todas as ações de trade eram enviadas assim e acabavam se perdendo”, lembra Alexsandra Resende, gerente de trade marketing da varejista. Com a chegada do Smarket Trade, concentraram em um único lugar todas as ações de trade. Outro avanço foi as lojas poderem, a qualquer momento, consultar e esclarecer dúvidas sobre iniciativas pelo app instalado no celular corporativo da loja. “Com isso, reduzimos em 95% o envio de e-mails para o grupo de gerentes”, destaca Alexsandra. Outra funcionalidade, diz ela, é entregar semanalmente ao fornecedor um relatório de execução com as fotos de cada loja.

02-Automatização de checagem de tarefas

Execução em loja envolve uma série de tarefas repetitivas. E essa também é a razão de parte dos problemas, afinal os colaboradores tendem a se sentir desmotivados a realizar ações pouco desafiadoras. Uma tecnologia capaz de melhorar esse processo é a Robotic Process Automation (RPA).

Presente no mercado brasileiro, a UiPath é líder mundial nesse tipo de robotização, segundo a Forrester Wave , e já implantou esse recurso em mais de 2.500 empresas de diferentes setores em todo o mundo. Carlo Piombo, diretor da T2C Consultoria , um canal homologado da UiPath, garante: robôs podem ser treinados para realizar, em menor tempo e com melhor qualidade, qualquer tarefa que envolva regras e processos bem definidos. Não se trata de um robô físico, mas de um software que realiza, de modo automatizado, o passo a passo de uma tarefa para a qual foi preparado. Com isso, os funcionários podem ser mais bem aproveitados.

Em um supermercado, as possibilidades são muitas, e as soluções podem ser customizadas. “Nos reunimos com a empresa para entender quais são as dores que ela quer resolver. Na sequência, treinamos o robô para realizar aquela atividade e elaboramos uma prova de conceito”, explica. Em alguns casos, a UiPath precisa de apenas três dias entre a conversa inicial e a demonstração.

Uma das sugestões de aplicação do Robotic Process Automation no varejo alimentar é na conferência de espaço negociado em gôndola junto ao fornecedor e checagem da aplicação, em cada loja, de promoções do tipo “pague 2, leve 3”, afirma Carlo Piombo. Outro exemplo de utilização numa loja é na leitura e pagamento automático de notas fiscais, evitando cancelamentos de entrega por atraso na quitação do boleto, o que impacta a reposição de produtos.

03- Monitoramento constante das gôndolas

A Shelfpix é uma ferramenta de medição automática de execução em gôndola por reconhecimento digital de imagens. Por meio de um smartphone simples com o aplicativo da Shelfpix instalado, a equipe de campo captura fotos ou vídeos das gôndolas. Em uma única imagem, é possível reconhecer, simultaneamente, dezenas de produtos expostos de diferentes marcas. O app transfere as imagens para os servidores e, na sequência, todos os dados são processados por um algoritmo de inteligência artificial. O sistema identifica características de cada produto e os principais indicadores para tomada de decisões passam a ser analisados. Entre eles, espaço em gôndola; presença ou ruptura de itens; sortimento; preço; posicionamento da prateleira e aderência ao planograma. Com a tecnologia, uma das três maiores redes do Brasil reduziu em até 60% a ruptura para os elementos monitorados. Segundo a empresa de tecnologia, o método evitou que a gôndola ficasse com ruptura até o momento da próxima reposição. A ferramenta também permite avaliar aspectos como planograma tático (numérico), planograma estratégico (visual), sortimento e auditoria de contratos de exposição.

 

04- Velocidade no abastecimento

Fornecido pela GIC , o Rub é uma solução que coordena operações realizadas no chão de loja. Recentemente, ganhou um novo módulo que conta com algoritmo para reconhecimento de produto por meio da captura de imagens. Dessa forma, o sistema “aprende” qual é o padrão adotado em cada loja, oferecendo respostas rápidas às situações encontradas. O sistema permite ainda gerenciar a equipe e todas as suas tarefas. Cada colaborador recebe notificações em um equipamento mobile sobre as atividades que precisam ser executadas. Além de analisar as prioridades, o sistema orienta quanto ao abastecimento, atualização de preços e organização das gôndolas. O gerente visualiza as atividades de cada pessoa pelo seu computador ou via mobile. O Rub também ajuda no combate à ruptura de exposição. Há casos em que o índice saiu de 30% para 2% em alguns meses. O sistema conta com o histórico de vendas e, cada vez que um item deixa de passar pelos caixas, é gerada uma notificação para o funcionário checar a existência do produto na loja. Outra funcionalidade é a auditoria de produtos nas prateleiras, identificando se o planograma está sendo cumprido ou não.

 

05- Auditoria de ruptura e divergência de preço

Voltado à gestão do varejo, de atacadistas e distribuidores e 100% em nuvem, o Bluesoft ERP oferece recursos que ajudam a melhorar a execução em loja. Caso da Auditoria de Presença, que verifica a disponibilidade em gôndola dos produtos em cada setor da loja, trabalho que pode ser feito pelo aplicativo ou com um coletor de dados. Como todas as gôndolas dos clientes da Bluesoft estão mapeadas no sistema de gestão, essa auditoria é realizada apenas com o escaneamento de uma unidade de cada produto. Dessa forma, após o mapeamento de toda a loja, o ERP informa qual item não estava na gôndola e quanto de cobertura possui no estoque, minimizando rupturas. Processo semelhante pode ser feito para verificar os preços, checando eventuais divergências entre o valor de gôndola e o do sistema.

Leia também: 

Parte 1: Entre 30% e 45% das lojas não executam projetos acertados na matriz com fornecedor

Parte 2: Conheça o papel de varejo e indústria na gestão da execução em loja

 

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