Cinco erros para evitar em datas comemorativas

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Reportagem SA+ -

Renata Khaled, Diretora de Vendas Brasil na agência Corebiz, explica o que o varejo não pode fazer em ocasiões sazonais

Datas comemorativas como Páscoa, Dia das Mães, Black Friday e Natal são gatilhos importantes para aumentar as vendas e potencializar o lucro das lojas físicas e online. Preparar bem a loja e evitar erros são ações ainda mais críticas em períodos como esses. Confira cinco erros que devem ser evitados pelo varejo, de acordo com análise feita por Renata Khaled, Diretora de Vendas Brasil na Corebiz , especializada em omnichannel.

1. Não montar um calendário de vendas

Mesmo com a infinidade de softwares de organização e planilhas para facilitar essa tarefa, muitos lojistas ainda ignoram a importância de criar um calendário de vendas com as principais datas para seu público-alvo. Dessa forma, eles se preparam apenas para os períodos mais lembrados, porém perdem a oportunidade de aumentar as vendas em outras ocasiões que também podem estar se tornando populares para o seu segmento 

2. Montar o planejamento em cima da hora

Sem um calendário montado anteriormente, o comércio corre o sério risco de planejar e executar ações próximo da data em questão. Assim, tudo vai ser feito às pressas, e os resultados alcançados não serão de acordo com as expectativas. O ideal é se planejar com meses de antecedência, deixando claras as funções de cada profissional e detalhando etapa por etapa

3. Ficar preso aos clichês

Basta chegar o Dia das Mães para eletrodomésticos e cosméticos serem os campeões das promoções. Mas será que esses produtos ainda satisfazem o seu público-alvo? A falta de planejamento leva muitos lojistas a apostarem nos clichês, tanto na divulgação da campanha quanto nos produtos oferecidos. Aqui, o essencial é pesquisar os hábitos da sua base e, sobretudo, abusar da criatividade para atrair os clientes e aumentar as vendas na data comemorativa

4. Desconhecer o perfil de seus clientes

O clichê também leva a outro erro comum em datas comemorativas: não conhecer o perfil de quem realmente vai comprar na sua loja. No Dia dos Pais, por exemplo, são os filhos que irão fazer o pedido na maioria dos casos. É preciso ter em mente as características dos shoppers que devem ser impactadas em cada data para que a comunicação seja efetiva e reverta em vendas melhores

5. Não aproveitar o fluxo maior para aprofundar o relacionamento

Por meio das datas comemorativas, os lojistas têm à disposição inúmeros recursos para ampliar a visão e aprofundar o relacionamento com seus clientes. Há os dados digitais coletados por meio das redes sociais e e-mail marketing, pesquisas de opinião, itens mais vendidos, frequência de visitas, entre outros indicadores que fornecem uma visão mais completa das pessoas que se aproximam de sua marca. Saber trabalhar com esses insights permite que, no futuro, o comércio possa fazer campanhas melhores e mais efetivas

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